história da UNIMED Arapiraca, atual UNIMED Metropolitana do Agreste

Minha entrada na UNIMED se deu inicialmente na UNIMED Maceió, pouco tempo após a minha volta do Rio de Janeiro, onde havia feito o internato e logo seguir a especialização em Reumatologia. A princípio fiquei trabalhando em Maceió (ambulatório de Reumatologia da SANTA CASA, a convite do colega Fernando Sergio Lyra e em consultório particular) e em Arapiraca apenas em consultório particular. 

Nesse período surgiu uma oportunidade de trabalho em Piranhas, durante a construção da hidrelétrica de Xingó, cujo salário era animador, bem mais compensador que os valores recebidos pelo trabalho no ambulatório e enfermaria da SANTA CASA DE MACEIÓ.

A princípio tentei ficar trabalhando nas 3 cidades, mas, logo percebi que era inviável; além de muito cansativo, a estrada Arapiraca – Piranhas era algo inimaginável, havia mais buracos que asfalto. Assim, optei por manter o consultório em Arapiraca e o trabalho em Xingó.

Nesse mesmo período recebi “uma papelada” do colega e amigo José Pereira Mendes, seguido de um telefonema avisando da criação da UNIMED ARAPIRACA e me colocando entre os fundadores da cooperativa médica. Acontece que justamente na data da fundação da nossa cooperativa, eu estava de plantão na UNIDADE MISTA DE XINGÓ, e não pude estar presente para assinar a ata de fundação.

Além de mim, faltaram mais dois colegas de Arapiraca. Para garantir o número mínimo de sócios para fundar a cooperativa, 3 colegas da UNIMED MACEIÓ precisaram integrar a lista de fundadores: Carlos Eugênio Rocha, Robson Jorge e Marco Braga da Rocha.

O Dr. José Mendes, assumiu o comando e com muita garra fez crescer passo a passo os destinos da UNIMED Arapiraca. Inicialmente a sede da cooperativa era um pequeno escritório contando com pouquíssimos funcionários.

A nossa cooperativa contava com poucos sócios e poucos usuários. José Mendes, sempre muito articulado e agregador, tentava aumentar o número de ambos os grupos, vivia convidando colegas para conhecer e abraçar o cooperativismo, ao tempo em que alertava amigos e a população em geral sobre a importância e a necessidade de ter um plano de saúde, especialmente um plano de saúde diferenciado, gerido por médicos.

Segui trabalhando e já comecei a vida de cooperada sendo um elo entre a nossa UNIMED e o alto sertão; convidei colegas e consegui formar um grupo de usuários de XINGÓ, um grupo que naquele início foi muito importante para a nossa cooperativa, uma vez que a faixa etária do mesmo era jovem, além de a grande maioria ter dedicação exclusiva ao trabalho em Xingó, cujo hospital contava com excelentes profissionais de vários estados do país, além de serviços gratuitos para a comunidade.

Ou seja, foi um grupo que nos favoreceu naquele momento, era formado por usuários plenamente saudáveis. Em pouco tempo fui chamada a me candidatar a um cargo eletivo na diretoria, a princípio recusei e posteriormente não tive escolha; fui votada para ser vogal sem direito a recusa, o único voto contra era o meu, mas, fui voto vencido. E segui abraçando o cooperativismo, exercendo as missões que me foram confiadas e destinadas. Na gestão seguinte, a colega Ceci Cunha, que era vice-diretora da Unimed Arapiraca, foi eleita deputada federal e não poderia integrar a chapa da diretoria executiva da nossa cooperativa, e a a chapa da diretoria ficou assim composta: José Pereira Mendes na presidência, Lenildo Amorim na vice-presidência, eu na superintendência e o colega Juarez Santana Junior era um dos vogais.

Os recursos da UNIMED ARAPIRACA eram parcos, por mais de uma vez trouxemos convidados sem que a cooperativa tivesse recursos para custear as despesas mínimas de alimentação e deslocamento do convidado. Minha mãe, Edite Madeiro, em varias ocasiões ofereceu o jantar para o convidado em nossa casa; os colegas Herbeth Toledo e Vanderly Rezende são testemunhas desse período, pois, na maioria das vezes fizeram parte da nossa mesa.

Trabalhamos com afinco, seriedade e vontade de crescer, pois, todo início é árduo, a situação nem sempre era favorável. Em busca desse crescimento, vivemos tempos difíceis, de sonhos e pesadelos, projetos e de realizações, alguns altos e baixos, mas, todos com muita responsabilidade e afinco, coragem para trabalhar e vontade de acertar.

Aos poucos fomos vencendo, crescendo, crescendo e hoje estamos numa situação de destaque à custa de muito trabalho e empenho.  

Esse foi o início da história da UNIMED ARAPIRACA, atual UNIMED METROPOLITANA DO AGRESTE

MARIA APARECIDA C. MADEIRO

(Médica Reumatologista)

Publicidade