CONFRARIA • Filhos & Amigos de Arapiraca

NOTÍCIAS

15 de Mai de 2018 as 06:30

Rede hoteleira cresce e deve criar mais de 1.700 novos leitos no interior de AL

Expansão acontece nos próximos dois anos, nas regiões Norte, Sul e Sertão alagoano 

O turismo em Alagoas vem acumulando, no último ano, bons índices de crescimento. Um deles é relativo à expansão da rede hoteleira do Estado, em especial nas cidades do interior. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revela que 1.780 novos leitos de hotéis serão criados em cidades de Alagoas nos próximos dois anos, para dar conta da demanda existente. 

Esta expansão se dá devido à construção, ampliação e prospecção de novos hotéis nas regiões Norte, Sul, Agreste e Sertão de Alagoas. Ainda segundo o levantamento, atualmente nessas localidades estão em construção oito hotéis, três em ampliação e um em processo avançado de prospecção.

Um dos empresários que está investindo em hotelaria no interior de Alagoas é Jaurez Teixeira. À frente da pousada Villa Moreira, em Porto de Pedras, no litoral Norte do Estado, o empresário irá investir na criação de vinte novos leitos em seu empreendimento.

"O turismo na Rota Ecológica vem crescendo. Na alta temporada a procura realmente é muito grande, perco muitos hóspedes por não ter uma quantidade maior de quartos, sendo que já temos trinta leitos. Ainda estamos elaborando o projeto arquitetônico, mas ainda nesse semestre iremos começar as obras", explica Jaurez Teixeira, que inaugurou o empreendimento há dois anos.

Quem também está investindo acreditando no potencial turístico do Estado é a empresária Jaciara Bezerra Aguiar, que está ampliando sua pousada em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano.

"O que nos motivou foi a carência de um ambiente diferenciado de pousada, tínhamos um imóvel disponível com grande área verde e garagem interna, resolvemos transformar em pousada. Já estamos no booking e fazendo um bom número de reservas", conta a empresária que inaugurou a pousada em janeiro deste ano. "Aqui na região temos uma rotatividade grande também de hóspedes a trabalho, não só atendendo turistas. Também realizamos eventos como casamento e dia da noiva, por exemplo", completa.

A empresária Ziane Costa também investiu nas possibilidades do turismo no Sertão. Ela conta que Delmiro Gouveia está em uma posição privilegiada, por fazer divisa com outros três Estados, com grande fluxo de turistas.


Estado acompanha ampliação de leitos na cidade de Delmiro Gouveia

FOTO: KAIO FRAGOSO/DIVULGAÇÃO

"Nós acreditamos demais no potencial turístico dessa região. Começamos a operar a menos de um mês e já estamos com um bom número de reservas e com grandes eventos agendados. Recebendo turistas dos estados vizinhos e também de Alagoas", conta Ziane Costa. Seu empreendimento tem 109 apartamentos, com 268 leitos, gerando mais de trinta empregos diretos.

A secretária de Turismo, Cultura e Esportes do município de Delmiro Gouveia, Patrícia Brasil, uma cadeia de serviços é beneficiada com a ampliação da rede hoteleira da cidade.

"O turismo cresce a cada dia e a economia funcionando de forma circular, é muito importante. É uma cadeia de serviços beneficiada, desde a padaria, passando pelos taxistas, lojas de tecido, artesãos, agricultores, todos se beneficiam com o desenvolvimento econômico da cidade. O turismo vem como uma fonte alternativa diante dessa crise, onde muitos estão migrando para o setor para se manter economicamente", explica a secretária Patrícia Brasil.

Já na região Sul do Estado, um dos grandes empreendimentos hoteleiros a serem instalados é o Hotel Quality Dunas de Marapé, na cidade de Jequiá da Praia. O empreendimento tem inauguração prevista para junho deste ano e irá contar com 300 leitos, gerando 90 empregos diretos e 120 indiretos.

Sobre a escolha do Destino, a North Engenharia, construtora responsável pelas obras do hotel, informou, por meio de assessoria de imprensa, que acredita no potencial turístico da região. "Fizemos pesquisas de mercado e tivemos o aval da segunda maior operadora de hotéis da América. Contratamos duas das mais conceituadas empresa de consultoria do Brasil para nos dar subsídio para a implantação do empreendimento e sempre tivemos respostas positivas", diz a nota.

Muitos dos novos hotéis instalados ou em instalação em Alagoas contam com os incentivos de políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), como a concessão de incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin).

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, os incentivos concedidos pelo Estado têm, não só contribuído para implantação de novos empreendimentos, como também para a geração de emprego e renda para a população.

"Somente nestes hotéis em construção, ampliação e prospecção no interior do Estado, mais de 800 vagas de emprego serão criadas. Isso é essencial para o desenvolvimento econômico do Estado, o turismo tem sido uma alternativa real de fortalecimento dessas cidades, gerando renda e impulsionando a qualidade de vida da população do interior", explica o secretário Rafael Brito.

Ainda de acordo com o gestor, o governo tem feito sua parte para fomentar ainda mais a geração de emprego na cadeia produtiva do turismo. "Nós estamos trabalhando em três frentes visando fortalecer a economia do Estado por meio do turismo: atração de investimentos por meio da concessão de incentivos, fortalecimento dos destinos turísticos e a divulgação dos Destinos dentro e fora do país, sempre em parceira com o trade turístico de Alagoas, que também está empenhado em consolidar o Estado como um dos principais destinos nacional e internacionalmente", completa o secretário Rafael Brito.