CONFRARIA • Filhos & Amigos de Arapiraca

NOTÍCIAS

15 de Setembro de 2020 as 11:38

109 anos de José Lúcio de Melo

' Se não guardamos a data de aniversário de quem nos é importante na memória do coração, não vale a pena escreve-la na agenda'  - autor desconhecido -    

Há exatos 109 anos, nasceu no SÍTIO CAITITÚS - hoje bairro - em ARAPIRACA/AL, um dos nove filhos do humilde agricultor JOSÉ SALUSTIANO DOS SANTOS E DE JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO.    Aos nove anos de idade ficou órfão de sua mãe e logo teve que começar a trabalhar com o pai e irmãos na pequena roça da família, para conseguir o mínimo possível para suas subsistências, pelas condições advindas de suas dificuldades de pequenos e pobres agricultores.                     

Iniciava-se a partir de então sua trajetória invejável de funcionário de um grande ARMAZÉM - nome dado à época ao estabelecimento que de tudo vendia, de alimentos á roupas -   quando, com bastante esforço e trabalho conseguiu se estabelecer  com seu próprio negócio, tornando-se a partir daí o símbolo de um comerciante bem sucedido.

 No final dos anos quarenta, mais precisamente em 1947, em função do seu caráter, retidão e equilíbrio em tudo que fazia, atendendo ao chamamento do então SENADOR DA REPÚBLICA, RUI PALMEIRA,  exemplo indiscutível  de homem probo  e de grande prestígio na política alagoana, foi convocado a ingressar na vida pública.

Dá-se então a partida para tornar-se um vitorioso e campeão de votos em todas as eleições que participou. Foi por 4 vezes o vereador mais votado de ARAPIRACA, sendo por diversas vezes presidente da Câmara Municipal e por 3 vezes eleito deputado estadual, deixando um legado de 27 anos de lutas principalmente em defesa dos mais pobres e necessitados, pois assim ele foi na sua infância e adolescência.

JOSÉ LÚCIO DE MELO, poderíamos dizer, foi um homem justo, com perfil de humildade, extrema tolerância, totalmente avêsso a qualquer ato de violência, íntegro, enfim com todos os atributos de dignidade que um homem com atribuições públicas possa ter.

Além de comerciante, industrial e político, destacou-se também na área social, fundador e presidente do CLUBE DOS FUMICULTORES, fundador da primeira banda de música de Arapiraca - em parceria com seu irmão MANOEL LÚCIO - bem como, sócio fundador do LIONS CLUB, dentre outras atividades nesse campo.

Sempre em parceria com seus irmãos, em especial JOÃO LÚCIO e MANOEL LÚCIO contribuíram para o desenvolvimento da nossa querida e sempre amada ARAPIRACA.

É difícil, como filho, escrever e descrever as qualidades desse amigo, pai e mestre e por isso mesmo emocionado, num paradoxo de lágrimas de saudade e felicidade que fluem dos meus olhos, pelo LEGADO que ele  deixou.

Ao celebrarmos seus 109 anos, mesmo no imaginário, temos a convicção de quão feliz e em paz ele está, ao lado de sua inseparável esposa ANCILA   e de seus três filhos LAELSON, QUITÉRIA MARIA e PAULO SÉRGIO e de tantos outros parentes e amigos que com ele estão no PLANO ESPIRITUAL.

Só nos resta agradecer a DEUS por essa dádiva e que os ANJOS DO BEM continuem a nos proteger, assim como ele fazia com todos que o conheciam.

ATÉ BREVE MEU PAI.   

                                                    Maceió-Al, 15 de setembro de 2020.

                                                    

                                                    RONALDO PEREIRA DE MELO 


Carreira Política de José Lúcio de Melo


Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
1ª Legislatura – de 1948 a 1951
Presidente da Câmara de Vereadores nesse período
Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
2ª Legislatura – de 1952 a 1955
Presidente da Câmara de Vereadores nesse período

Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional
3ª Legislatura – de 1956 a 1959

Vereador – por Arapiraca – pela UDN – União Democrática Nacional.
4ª Legislatura – de 1960 a 1962

Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
5ª Legislatura – de 1963 a 1966

Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
6ª Legislatura – de 1967 a 1970

Deputado Estadual – por Alagoas – pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional
7ª Legislatura – de 1971 a 1974

Na sua atuação como Deputado foi um defensor intransigente dos interesses das classes pobres de Arapiraca e Alagoas fazendo, dentre outras, as seguintes indicações na Assembléia Legislativa Estadual:

1. Curso Técnico Agropecuário para Arapiraca;
2. Incentivo por parte do Estado (Secretaria da Agricultura) ao cultivo da mamoma na região de Arapiraca;
3. Serviço Médico de Urgência para Arapiraca e Agreste;
4. Sistema DDD – Discagem Direta à Distância para Arapiraca;
5. Criação de Núcleos do SESC e SENAC para Arapiraca;
6. Criação do Hospital Sanatório para Arapiraca;
7. Criação do Internato de Menores para Arapiraca;
8. Criação do Instituto de Identificação para Arapiraca;
9. Aquisição de Ambulância pelo Governo do Estado de Alagoas para atendimento de Arapiraca e Agreste;
10. Melhoria das Estradas vicinais de Arapiraca, pelo DER – Departamento de Estradas e Rodagens;
11. Doação pelo Governo do Prédio do Grupo Costa Rego à Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (atual sede da FUNESA);
12. Saneamento de Arapiraca;
13. Incentivo à piscicultura no açude do DENOCS – Departamento Nacional de Obras contra a Seca – bairro de Cacimbas, Arapiraca-AL;
14. Criação de uma Emissora de Rádio Difusão para Arapiraca.

No campo social, teve grande atuação, sendo o fundador do Clube dos Fumicultores de Arapiraca tendo exercido a sua Presidência por vários anos. Foi também sócio-fundador do Lions Clube de Arapiraca. Foi também fundador da 1ª Banda de música de Arapiraca

José Lúcio de Melo faleceu em 14 de fevereiro de 1974, aos 62 anos de idade, no exercício do mandato de Deputado Estadual por Alagoas.

Homem simples, de formação e caráter irretocáveis, quer como Vereador por Arapiraca, quer como Deputado Estadual por Alagoas, se constituiu ao longo de sua vida pública, num símbolo de honestidade, padrão moral e integridade.
Deixou para sua família e para as gerações futuras de sua querida Arapiraca um exemplo a ser seguido e ser lembrado com orgulho.
José Lúcio de Melo plantou, ao lado do seu irmão João Lúcio da Silva, Prefeito de Arapiraca por duas vezes e Senador da República, os pilares do desenvolvimento de Arapiraca.