Cooperativa agradece secretário pela consolidação da subvenção ao diesel para barcos pesqueiros

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba) voltou a agradecer à equipe da Secretaria da Fazenda pela isenção do ICMS praticada na aquisição do óleo diesel no Programa de Subvenção do combustível. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira,15, foi marcado por uma apresentação dos resultados do Programa, revelando uma economia média de R$12 mil ao ano ao proprietário de embarcações pesqueiras.

Atualmente o programa permite a aquisição de diesel para 142 embarcações cadastradas e concede o desconto de sessenta centavos para cada litro comercializado. Os postos da Coopaiba operam em Piaçabuçu e Coruripe, atendendo municípios adjacentes.

Ainda durante o encontro, o secretário George Santoro recebeu dos cooperativistas kits de produto Coopaiba e um barco miniatura simbolizando o setor. O presidente da Coopaiba, Antonino relembrou a evolução do Programa de Subvenção em Alagoas.

“Tinha vinte anos que Alagoas era o único Estado que não fazia essa gestão. Procuramos a Sefaz, que prontamente providenciou a adesão ao Protocolo do Conselho Fazendário e daí a gente organizou as nossas bases produtivas. Hoje cerca de 1200 embarcações estão aptas, sendo 10% dessa frota atendida pela Coopaiba. Foram três anos atendendo em postos e hoje temos os nossos pontos de abastecimento A gente conseguiu chegar lá com esse olhar apurado do governo do Estado, levando um fomento para mais competividade na produção do pescado.”, declarou Antonino Cardozo.

O secretário George Santoro reiterou sua satisfação em poder fomentar a atividade pesqueira no quesito fiscal. “Esse foi um processo que a gente vê que chegou para somar e gerar ganhos produtivos para um setor. Simples e eficaz, que vem abrindo horizontes para muitos. Tem sido um procedimento muito tranquilo, transparente e que presta o serviço aos reais beneficiários. Feliz pela pontualidade do programa e pelo o que ele representa para os municípios”, enfatizou Santoro.

Em 2022, Alagoas deve ganhar mais um posto de abastecimento de óleo diesel habilitado pela Subvenção. O projeto de expansão da Coopaiba prevê a instalação de um posto na capital Maceió visando atender a região metropolitana e de Paripueira.

Publicidade