O Governo de Alagoas, através do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza de 17 a 19 de março, a Semana da Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, situada na zona rural do município de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano.
Na manhã da próxima quinta, a programação começa com o projeto Sede de Aprender que será levado para escolas pelo IMA em parceria com o Ministério Público Estadual com o objetivo de fomentar a educação ambiental. Neste mesmo dia haverá plantio de mudas nativas nas escolas.
Na parte da tarde, a programação será voltada a produtores da APA e contará com palestra com os gestores, dinâmica de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) e plantio de mudas na base da área da Marituba do Peixe. Já na parte da noite o cinema levará cor e brilho para a comunidade.
Já na sexta, 18, a programação envolverá exposição de banners acadêmicos da APA; do IMA fauna, flora e UC; do BPA; e artesanato local, com a possibilidade de realização de uma trilha ecológica na parte da tarde.
O evento será encerrado no sábado, 19, com um grande passeio ciclístico, apresentação de banda local, feira de alimentos e artesanato e ação de saúde, realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Penedo.
A APA da Marituba do Peixe possui área de 18.600 ha e abrange os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo. Foi criada pelo Decreto n°. 32.858/1988, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora, assim como assegurar o equilíbrio ambiental socioeconômico da região.
A flora é caracterizada por três formações nativas distintas: Restinga, Várzea e formações florestais. Está inserida nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piauí e Marituba. Possui Plano de Manejo e Conselho Gestor em atuação. Possui uma localização privilegiada de belezas naturais ímpares, por isso é conhecida como “Pantanal Alagoano”.