Programa do BNB incentiva mandiocultura e bovinocultura de leite

O Agreste alagoano será beneficiado com o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, voltado para duas atividades produtivas. O Plano de Ação Territorial da Mandiocultura será lançado nesta sexta-feira (18), às 8h, na escola Prefeito Pedro Ferreira da Silva, em Limoeiro do Anadia, beneficiando também os municípios de Arapiraca e Feira Grande. Já no dia 23, será a vez de Palmeira dos Índios sediar o lançamento do plano destinado à bovinocultura de leite, que abrangerá também as cidades de Igaci e Minador do Negrão. As ações incluem capacitação, acesso a crédito, implantação de banco de proteínas e incorporação de tecnologia.

Cinco territórios de Alagoas já contam com a presença do Prodeter em atividades agropecuárias, beneficiando a bovinocultura de leite no Baixo São Francisco, Bacia Leiteira Alagoana e no Alto e Médio Sertão Alagoano, bem como a bananicultura, no Leste do estado.

Para o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, “o objetivo é tornar as cadeias produtivas que estão sendo trabalhas em cada território mais competitivas, gerando inclusão produtiva, ocupação e renda, além de melhorar as condições de vida das famílias dos produtores rurais participantes do Prodeter”. Ele destaca ainda que as atividades selecionadas são escolhidas de forma colegiada, por um Comitê Gestor que coordena o Programa em seus respectivos territórios, com a participação, além do BNB, de órgãos federais, estaduais ou municipais, de instituições de desenvolvimento e pesquisa, de representantes de entidades de classe e dos produtores da localidade.

Mandiocultura

O objetivo deste Plano de Ação Territorial é elevar a produtividade média por hectare/ciclo da mandioca, entre os participantes do Programa, em 20%, no prazo de quatro anos, passando da produção atual de 20 toneladas para 24 toneladas/hectare/ciclo.

No caso da mandiocultura, o Comitê Gestor conta com os parceiros: Secretarias de Agricultura de Limoeiro de Anadia e de Feira Grande; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca; Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Limoeiro de Anadia, e dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Arapiraca; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural; Consórcio Regional do Agreste Alagoano; Conselho Municipal Rural de Arapiraca; Associação Miracema de Limoeiro De Anadia; Produtos Alimentícios Tio Francisco; e representantes dos produtores de mandioca de Feira Grande.

Bovinocultura de leite
Para a atividade de bovinocultura de leite, o objetivo do Programa é aumentar em 30% a produtividade no período de três anos, atendendo 82 produtores selecionados dentro dos municípios participantes.

Ao fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, o Prodeter incorpora inovações tecnológicas, potencializa a cooperação entre agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento territorial, promove a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial e propicia o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

Os parceiros do Prodeter neste território são: Secretarias Municipais de Agricultura de Igaci, de Minador do Negrão, e de Palmeira dos Índios; Associação de Agricultores Alternativos; Representantes dos Produtores Rurais do Município de Minador do Negrão; Cooperativa Agropecuária de Palmeira dos Índios; e Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas.

Serviço:
Lançamento do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura
Local: Escola Prefeito Pedro Ferreira da Silva (Rod. Al 220, povoado Cadoz, Limoeiro de Anadia)
Data: sexta-feira (18/03)
Horário: 8h

Lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira dos Índios (R. Miguel Monteiro, 110 – Centro)
Data: quarta-feira (23/03)
Horário: 9h

Publicidade