Unidades de Saúde com horário estendido promovem Março Lilás entre usuárias do Corujão

As usuárias das unidades de saúde, que funcionam com horário estendido, receberam as ações de promoção do Março Lilás, alusivo à prevenção do câncer de colo de útero. Na última sexta-feira (18), as ações do Dia D da campanha foram estendidas ao Corujão, com atendimento das 17h às 21h.

O Março Lilás tem como finalidades gerar conhecimento, promover prevenção e ações de saúde pública para as mulheres, mobilizando as usuárias das unidades de saúde por meio de busca ativa para a realização de exames preventivos de detecção de câncer de colo de útero.

Orientações

A campanha inclui palestras em salas de espera para informar e disseminar informações sobre a importância dos exames de rotina e o diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento e cura da doença. As participantes foram alertadas sobre a importância da visita de rotina às unidades de saúde, mesmo que não haja sintomas de qualquer natureza, para manutenção da saúde integral.

As palestras focaram na prevenção, informando como funciona o fluxo de atendimento e a linha de cuidados para pacientes com câncer de colo de útero. As mulheres foram orientadas sobre a importância de fazer os exames preventivos nos períodos corretos e sobre a vacina de crianças e adolescentes contra o HPV, vírus responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Mulheres e mães de meninas, de 9 a 14 anos e de meninos de 11 a 14 anos, foram informadas sobre os benefícios da vacinação.

Além das orientações passadas pelos profissionais de saúde foram realizados testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis, solicitações de citologias e mamografias e atendimento de rotina para as mulheres presentes nas unidades.

Unidade de saúde focam na prevenção

A Unidade de Referência em Saúde Pitanguinha iniciou suas ações pela manhã e seguiu até o horário estendido, com foco na promoção da saúde da mulher. Com o tema ‘Manifestações Bucais do HPV’, a palestra coordenada pelas odontólogas, Adriana Oiticica e Elizabeth Tenório, orientou sobre os cuidados e a proteção nos contatos sexuais orais para a prevenção do vírus.

No período da tarde, a ginecologista Núbia Liene, a médica Cristiane Melo, assistente social Venúsia Freire, a psicóloga Ana Mônica, a farmacêutica Joyanne Cristine e as enfermeiras, Sylve Adriane, Régina Rodrigues e Andréa Rose, atuaram no trabalho de sensibilização, orientação, atendimento clínico, exames e encaminhamentos das usuárias para a citologia.

A enfermeira da unidade, Josinalva Emídio dos Santos, falou sobre a necessidade de orientar as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo de útero.

“Para existir a prevenção deve haver informação compartilhada e motivação para que as mulheres procurem as unidades de saúde. Fazer os exames preventivos é o melhor caminho para um diagnóstico precoce e evitar passar por um processo mais doloroso. Nosso objetivo é fazer com que as mulheres façam seus exames regularmente”, destacou a enfermeira.

Na Unidade Básica de Saúde José Tenório, as enfermeiras Valesca Araújo, Ana Lucia Albuquerque e Fernanda Barros, promoveram palestras e orientação em sala de espera. As profissionais ficaram responsáveis pelos testes rápidos e a coleta para citologias.

Segundo o diretor da unidade, José Carlos Neto, o horário estendido zerou as filas de atendimento às usuárias. Durante toda a semana são ofertados serviços de odontologia, clínico geral – de segunda a quinta-feira – e todos os dias são feitas coletas para citologia. Ele informou que no dia 1º de abril serão realizados 30 exames de mamografia em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“A busca ativa das pacientes vai continuar até o final da campanha, com as salas de espera e atendimentos, com a finalidade de ampliar e promover a saúde da mulher, orientando, conscientizando e atendendo a todas”, informou José Carlos.

A usuária, Lisiane Buarque de Oliveira, disse que esteve pela primeira vez na unidade na última sexta-feira e aproveitou para solicitar citologia.

“Sem filas, é tranquilo, o posto de saúde está oferecendo os exames e irei solicitar, é muito importante. O Corujão da Saúde facilita muito para quem trabalha. Hoje descobri o horário noturno e aproveitei para participar da ação. Tenho que me cuidar e aproveitar a oportunidade para colocar a saúde em dia”, revelou Lisiane.

Na Unidade José Guedes de Farias, localizada na Santa Amélia, as usuárias contaram com palestras de conscientização e prevenção. A clínica geral, Ana Claudia Soares, e o enfermeiro especializado em obstetrícia, Michael da Rocha, fizeram os atendimentos no horário estendido.

A dupla orientou as mulheres sobre os cuidados com a saúde. As palestras abordaram sobre a saúde da mulher com destaque para a prevenção ao câncer de colo de útero. As usuárias obtiveram informações sobre as formas de tratamento e foram alertadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e o autocuidado.

Na unidades, as participantes tiveram acesso a testes rápidos para detecção de doenças transmitidas durante a prática sexual, hepatites virais, solicitações de citologia, encaminhamento para mamografias e atualização da cartilha vacinal, além dos atendimentos às gestantes e mulheres de todas as idades.

O enfermeiro da unidade José Guedes., Michael da Rocha, disse que o trabalho de orientação e sensibilização das mulheres sobre os cuidados preventivos é fundamental para a promoção da saúde.

“Estamos trabalhando com acolhimento, inclusão, orientação, execução e o pós atendimento. Precisamos que todas estejam informadas e sempre voltem para o posto médico. Queremos promover a saúde da mulher em tempo integral para uma melhor qualidade de vida. É importante compartilhar conhecimento com as pacientes, sempre disseminando a importância da prevenção”, destacou o enfermeiro.

A doença


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), com desenvolvimento lento, que pode ocorrer sem sintomas, em fase inicial, e evoluir para quadros de sangramento e secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais, nos casos mais avançados. A doença está entre as principais causas de óbito em mulheres.

“Falar sobre o câncer de colo de útero é importante, até pelo impacto negativo que traz para toda a família e principalmente para a mulher. Os apoios psicológico e clínico são fundamentais. Além de acolher, temos que fazer todo o acompanhamento médico e encaminhamentos, os exames preventivos. Sempre apertamos nessa tecla de fazer os exames regularmente, ir às consultas ginecológicas com frequência”, alertou a médica, Ana Cláudia Soares.

Publicidade