Maceió ganha mais três unidades de saúde com horário estendido

A Prefeitura de Maceió ampliou, nesta semana, o horário de funcionamento de mais três unidades de saúde. Agora, as Unidades de Saúde Jardim São Francisco (Levada), Felício Napoleão (Jacintinho) e Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos) passam a integrar o Corujão da Saúde. Além do funcionamento normal, essas unidades passaram também a ofertar serviços das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira. Com a medida, Maceió contabiliza 16 unidades que atendem em horário estendido.

A população que reside nas proximidades dessas unidades poderão contar com diversos serviços em saúde, como: clínica-médica, odontologia, pré-natal, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez), puericultura, ginecologia, desenvolvimento infantil e do adolescente, saúde do homem, saúde do idoso, acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes mellitus), acompanhamento de hanseníase e tuberculose, aferição de pressão arterial e glicemia e vacinação. Além de dispensação de medicamentos e insumos.

Para a secretária de Saúde, Célia Fernandes, a ampliação do atendimento nessas unidades irá trazer grandes benefícios para a população. “O Corujão da Saúde tem sido um sucesso em nossa capital. Iniciamos o programa com três unidades com horário estendido, hoje já contamos com dezesseis unidades de saúde em todos os distritos sanitários, para que toda a população maceioense seja alcançada e beneficiada com os serviços do Corujão da Saúde”, disse.

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Somente neste mês, o Corujão da Saúde realizou 1.867 atendimentos nas 16 unidades de saúde que integram o horário estendido. Desde setembro de 2021, quando o programa foi lançado pela Prefeitura de Maceió, já foram realizados 21.660 atendimentos.

Como ter acesso aos serviços

O acesso aos serviços ofertados no Corujão da Saúde nas Unidades de Saúde Jardim São Francisco, Felício Napoleão e Jorge Duarte se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia, o usuário é prontamente atendido na unidade. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um agendamento prévio para o dia seguinte ou o dia mais próximo possível.

Unidades com Corujão da Saúde

As Unidades de Saúde que disponibilizam o Corujão, além das novas três unidades que passam a ter o horário estendido, são: UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia), UBS Djalma Loureiro (Clima Bom), UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes), USF Jorge David Nasser (Ipioca) e USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce). Todas as unidades funcionam das 17h às 21h, exceto a USF Jorge David Nasser, que funciona das 16h às 20h.

Publicidade