Casa da Agricultura de Baixo Carbono vai sediar as atividades do projeto Caatinga Sustentável

Localizada em Batalha, localizada a 182 km de distância de Maceió, a Casa de Agricultura de Baixo Carbono tem como intuito ampliar a adoção de praticas sustentáveis nas propriedades familiares. 

De inciativa do Fundo Nacional de Permanência na Terra (Funpet) em parceria com a Cooperativa Cheiro da Terra, vai sediar as atividades do projeto Caatinga Sustentável visando a prática do sequestro de carbono, termo utilizado para indicar a exclusão do gás carbônico (CO₂) da atmosfera e transformação em oxigênio (O₂).

Segundo o presidente da Cooperativa Cheiro da Terra, Adriano Ferreira, a casa servirá como elemento base para o início dos trabalhos do projeto rural Sustentável Caatinga. “É onde estaremos desenvolvendo várias atividades com as propriedades agrícolas, com o objetivo de descarbonizar as suas propriedades e também possibilitar o desenvolvimento local da região da bacia leiteira”.

“Também será o ponto de encontro dos nossos agricultores para o processo de formação e troca de experiência com os nossos especialistas”, completou.

Além de contribuir na transformação de gás carbônico em oxigênio, a Casa pode trazer crescimento econômico, através do acesso ao crédito de carbono.

  “O acesso ao crédito de descarbonização é um dos objetivos que iremos trabalhar e com esse processo a gente vai retomar para investir micro crédito rural, para trabalhar com a formação de jovens e também incentivar para que eles possam fazer um processo degenerativo das suas propriedades, junto com a sua família e trazer vida digna para o sertão”.

Dando o ponta pé inicial com 60 pequenos produtores da região, no projeto fora investidos mais de 1 milhão de reais, com varias ações de formação e de organização da produção.

Publicidade