Agreste se destaca com cultivo de camarão do mar em cativeiro

As águas salobras do Rio Poção estão sendo aproveitadas, desde o ano passado, para impulsionar um importante investimento econômico na Região Agreste: o cultivo de camarão do mar em cativeiro.

Um dos frutos do mar mais consumidos em todo o mundo, o camarão tem muita aceitação no mercado gastronômico e um alto valor de mercado, com o quilo do produto variando entre R$ 25 e 35 reais.

Desde o início de 2021 que a carcinicultura recebe apoio técnico, virou realidade e tem colocado os municípios de Arapiraca, Coité do Nóia e Taquarana como emergentes produtores em Alagoas e na Região Nordeste.

A atividade surge como uma excelente alternativa para os agricultores que possuem reservatórios com água salobra ou locais adequados para perfuração de poços artesianos.

Para iniciar a atividade, o produtor deve ter uma área de, pelo menos, uma tarefa de terra onde será feito o reservatório com toda estrutura necessária para o cultivo do camarão de água salgada.

Em Arapiraca, o cultivo começou com 30 criadores e, atualmente, cerca de 100 produtores cultivam e comercializam o camarão também nas cidades de Coité do Nóia e Taquarana.

Seminário

Para alavancar a produção, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca realizou, entre os dias 23, 24 e 25 deste mês de março, no auditório do Teatro Hermeto Pascoal, no Serviço Social do Comércio (Sesc), na Capital do Agreste, o 1º Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano. O encontro foi promovido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL).

Além de criadores dos três municípios, o seminário também contou com a participação do secretário Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Hibernon Cavalcante; do prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero; do prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino; representantes de universidades; do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Clélio Sandoval; do diretor-técnico do Sebrae/AL, Vinicius Lajes, e do representante da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Melquisedeque de Oliveira, e do convidado da Associação de Produtores de Camarão de Arapiraca, empresário Daniel Barbosa.

Representando o Ministério da Agricultura, o superintendente nacional de Aquicultura e Pesca, Maurício Pessoa, também participou do evento.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca mostram que, no ano de 2021, foram produzidas mais de 940 toneladas de camarão de cativeiro no município, com quatro cultivos por ano. Com a busca de novas tecnologias e manejo, a meta é ampliar para cinco ou seis cultivos.

“Tecnologias são sempre necessárias. Abordamos formas de financiamento e várias possibilidades de aumento da produção durante o seminário, desde qualidade da pós-larvas, manejo de forma geral do cultivo e práticas preventivas sanitárias para evitar perdas significativas ou totais dos indivíduos, entre outras tecnologias”, completou o secretário.

Ainda no encontro foi assinada a ordem de serviços para a reforma e manutenção do prédio do Shopping Estrada, localizado às margens da Rodovia AL-110, nas proximidades do Povoado Poção, entre os municípios de Arapiraca e Coité do Nóia, que será o primeiro entreposto, de foma experimental, seguindo todos os critérios de segurança e higiene sanitárias, para a venda pelo produtor diretamente ao consumidor.

Publicidade