Diálogo aproxima gestão municipal de permissionários das feiras e mercados de Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) mantém o diálogo aberto com os permissionários dos equipamentos públicos de Maceió, aproximando a gestão municipal dos comerciantes de mercados, feiras livres, Centro Pesqueiro e shoppings populares. Ao todo, são 20 equipamentos públicos que recebem continuamente ações, entre elas as manutenções estruturais e elétricas, além de reordenamento.

O titular da pasta, Carlos Ronalsa, explica que as equipes de fiscalizações da secretaria circulam todos os dias pelos locais, conversando sempre com os comerciantes. “É uma visão que a gestão do prefeito JHC tem. E conseguimos fazer o reordenamento em feiras e mercados por toda a cidade. Conseguimos ter a habilidade de dialogar e mostrar que o que fazemos é para melhorar a situação deles. E o resultado é único: trazer os clientes de volta aos mercados e feiras da capital”, ressalta Ronalsa.

No bairro da Levada, o entorno dos mercados do Artesanato e da Produção recebem continuamente ações de fiscalização e reordenamento. A Semtabes trabalha para regularizar as bancas dos feirantes e, também, melhorar o trânsito de veículos e pedestres nos estacionamentos e ruas adjacentes. “É um avanço que estamos fazendo para não deixar que volte ao que acontecia no passado. Há dois anos, nos finais de semana, o estacionamento do Mercado da Produção sobrava vagas. Hoje, está lotado principalmente aos sábados e domingos”, aponta o secretário Carlos Ronalsa.

Acácio André está há mais de 30 anos no Mercado da Produção e acredita que as mudanças do estacionamento do equipamento público ajuda a melhorar o fluxo de pessoas no local. “Meu mundo é o Mercado da Produção. E estávamos vivendo um desconforto. Com a chegada do novo prefeito, calmamente isso está só melhorando. Estamos conversando, trocando ideias com a gestão e procurando um objetivo comum de melhorias para todo mundo”, aponta o comerciante.

Ele integra a Comissão Participativa do Mercado da Produção, uma das estratégias da Semtabes para ouvir as demandas e alinhar ações junto aos permissionários. Além da Produção, o Mercado do Jacintinho e Centro Pesqueiro também possuem comissões participativas.

Publicidade