Estudantes acessam atividades esportivas gratuitas no Sesc Ler Teotônio Vilela

Quando soube que a Escolinha Sesc de Iniciação Esportiva estava com vagas abertas, a dona de casa Maria Lucineide dos Santos, 37 anos, não perdeu a oportunidade de inscrever o filho mais velho, Kleiton dos Santos, 9 anos. A entrada do estudante no projeto aconteceu no ano passado e desde então ele passou a ter uma rotina mais ativa e saudável. Além do Kleiton, outras 59 crianças, com idade entre 7 e 12, praticam esportes duas vezes por semana, e de forma gratuita, na Unidade Sesc Ler de Teotônio Vilela.

As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, nos horários da tarde e da noite, e contam com o acompanhamento de um professor de educação física que integra a equipe do Sesc no município. Para participar do projeto, a criança precisa estar regularmente matriculada na rede pública ou privada de ensino e possuir renda bruta familiar de até três salários mínimos.

Ao adotar esses critérios na seleção dos alunos, o Sesc assegura o acesso do público-alvo do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) ao projeto. Desde 2009, o PCG destina um terço da receita líquida da instituição a ações de educação básica e continuada e a projetos educativos nas áreas da saúde, cultura, esporte e lazer. As atividades da Escolinha Sesc de Iniciação Esportiva foram iniciadas no dia 7 de março, após as etapas de seleção e matrícula dos novos alunos, e serão finalizadas em dezembro.

A cada nova aula, segundo relata Maria Lucineide, o pequeno Kleiton fica ainda mais empolgado com o projeto. “É uma experiência muito boa para o meu filho e, principalmente para a saúde dele. Ele está com sobrepeso, precisa se exercitar e é justamente isso que ele está fazendo no Sesc. Se não estivesse participando do projeto, ele estaria em casa, parado, vendo televisão ou brincando com algum jogo no celular”, detalha.

A dona de casa disse, ainda, que o projeto é a única possibilidade de matricular o filho em atividades esportivas. “Se não tivesse conseguido uma vaga na escolinha, eu não teria condições financeiras para colocar o meu filho em outro lugar.Ele gosta muito de participar do projeto e sempre brinca dizendo que é o primeiro a chegar no Sesc para jogar futebol. Se dependesse dele, ele estaria lá todos os dias”, concluiu.

O futebol é o esporte favorito do Keiton, mas o projeto também oferece aulas de futsal, voleibol e basquete. Para que o filho permaneça na Escolinha de Iniciação Esportiva no ano seguinte, Maria Lucineide precisa comprovar, durante o próximo período de seleção de alunos, que ele possui as mesmas condições que permitiram a sua entrada no projeto, além de frequência mínima anual de 75% nas aulas.

O auxiliar administrativo Maciel Hélio da Silva, 35 anos, conta que o projeto mudou a rotina do filho, que costumava ficar muito estressado e ocioso. “Hoje em dia, as crianças passam muito tempo em casa, usando o celular. Desde que começou a participar da escolinha, o Davy mudou muitos hábitos e comportamentos. Ele ficou mais ativo, comunicativo e focado em fazer outras coisas além de ficar em casa assistindo ou jogando. Antes, ele não gostava de sair de casa e de brincar com outras crianças, mas agora ele está socializando mais”, comentou.

Publicidade