Programas sociais em Rio Largo ganham força com participação da Prefeitura junto às comunidades

Transformar realidades e ofertar políticas públicas efetivas. Esses são os objetivos principais dos projetos “Viva Nossa Gente” e “Seu bebê, nosso presente”, criados pela Secretária de Relações Institucionais da Prefeitura de Rio Largo, Gabriela Gonçalves. As ações estão sendo recebidas com apoio e alegria popular.

“Dar voz ao nosso povo é a base principal desses programas. A minha missão é investir na construção de ações que visem a melhoria do acesso à saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Além disso, programas como o “Viva nossa gente” promovem a integração das equipes de diversas áreas da prefeitura de Rio Largo, resultando em um trabalho mais completo. ”, declarou Gabriela Gonçalves.

O “Viva Nossa Gente” proporciona ações itinerantes de Lazer, Cultura, Assistência e Saúde às áreas de maior vulnerabilidade social no município. Já são mais de 8 comunidades contempladas e milhares de cidadãos beneficiados com serviços como: inscrição no Cadastro Único; Tarifa Social de energia; Carteira do Idoso; emissão do cartão SUS; marcação de exames e especialidades médicas; exames citológicos; testes rápidos; atualização do calendário vacinal e muito mais.

“Rio Largo nunca teve isso. Me sinto grato em ter pessoas preparadas para criar projetos tão importantes para nós, projetos que saem do papel e que realmente nos ajudam. É emocionante”, contou Maria Luísa, moradora contemplada pelo projeto “Seu bebê, nosso presente”, que realiza entrega de enxovais para gestantes atendidas pelo CRAS municipal.

A secretária também participou da criação do projeto de Lei de Combate a Pobreza Menstrual, que garante acesso gratuito a absorventes higiênicos às pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social. Uma política municipal que distribuirá absorventes higiênicos em Unidades Básicas de Saúde e abrigos municipais, escolas da rede pública e nas cestas básicas que são fornecidas pelo município de Rio Largo às famílias assistidas pela Assistência Social. Contando com incentivo à palestras e cursos nas escolas sobre a pobreza menstrual e a menstruação como processo natural do corpo.

Na área do esporte e lazer se destacam os projetos “Pedal Solidário” e o programa “Esporte para todos”, que promove atividades físicas como aula de zumba, de futebol e jiu-jitsu gratuitas e abertas para qualquer público. “Meu sonho era fazer jiu-jitsu, mas minha mãe não podia pagar, graças a esse projeto eu posso realizar meu sonho”, declarou a pequena Mariana, de 13 anos.

A Secretária Gabriela Gonçalves também esteve presente em mediações entre o poder Executivo e o poder legislativo municipal, cultuando uma relação que contribua com a sociedade. “É uma alegria e honra enorme fazer parte dessa transformação. Estar a frente de tantas ações que levaram dignidade, auxílio e alegria para o coração de tantas crianças, mulheres, jovens e idosos. Isso me dá a certeza de que é assim que se trabalha, chegando para mudar”.

Publicidade