Vazão da Hidrelétrica de Xingó diminuirá para 1,500 m³/s nos finais de semana

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 28 de março, informando às comunidades ribeirinhas que a defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Xingó será reduzida para 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados.

De acordo com o órgão, a medida ocorrerá em virtude do processo de otimização energética para atendimento ao Sistema interligado Nacional (SIN). Nos dias úteis, a defluência média diária deverá ser mantida em torno de 2.000 m³/s.

A programação de defluência média diária da UHE Sobradinho permanecerá no valor 3.000 m³/s até nova avaliação, conforme informado anteriormente, através da Carta Circular SOO 017/2022.

Segundo José Maciel Nunes de Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a situação hidrológica segue sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme a ONS apresente as necessidades de geração de energia.

“É fundamental a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia”, complementou.

Publicidade