Batalhão do Exército anuncia reabertura do Museu da Segunda Guerra Mundial em Maceió

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) anunciou, a reabertura do Museu da Segunda Guerra Mundial e o espaço cultural do Batalhão, todas situadas no Forte São João, antigas instalações da 20ª CSM, no centro de Maceió.

O comunicado foi feito após o Governo do estado de Alagoas atualizar, por meio de decreto, a 1 ª Região sanitária a qual Maceió está incluída para a Fase Verde e a Prefeitura de Maceió, também por meio de decreto, tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos.

A volta será de forma gradual. O protocolo de reabertura prevê como dias de funcionamento às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h ao meio dia e a entrada será gratuita. A Seção de Comunicação Social está disponibilizando o seguinte email para agendamento de visitas: agendesuavisita.museu@gmail.com que pode ser usado por escolas das redes estadual, municipal ou privada, sendo facultado o número máximo de 20 pessoas ou alunos por visitação. Os demais visitantes poderão fazer o agendamento por email ou por meio de aplicativo de mensagens instantâneas, o número é o (82) 99834-8412.

O Museu da Segunda Guerra Mundial foi inaugurado em 14 de março de 1996, pela Major Enfermeira Elza Cansanção Medeiros, uma das primeiras mulheres voluntárias a lutarem no Teatro de Operações na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Nele, encontram-se peças doadas à Major Elza, ainda em vida. A Oficial morreu em 2009. Natural do Rio de Janeiro, ela passou boa parte de sua vida em Maceió

Ainda está disponível para visitação o espaço cultural do Batalhão que conta toda a história do “Batalhão dos Alagoanos” desde sua criação, em Santa Catarina, até sua instalação em Alagoas, como 20º Batalhão de Caçadores (20º BC) e sua transformação, na década de 70, em 59º BI Mtz.

Publicidade