Estudantes celebram novo momento da educação de Alagoas na 1ª edição do Avança Games

Uma grande celebração que marcou o novo momento da educação em Alagoas. Foi assim que ficou marcado a 1ª edição do Avança Games, evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no último domingo (27), que reuniu 1200 alunos do ensino médio da rede pública de ensino no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. De forma pedagógica, os alunos foram divididos entre as gerências regionais de ensino e competiram em uma grande gincana que trabalhou conceitos dos programas Professor Mentor e Cartão Escola 10.

“Fiquei muito animado com esse evento porque o formato é inovador. Nós estamos brincando, competindo e aprendendo ainda mais. A nossa Gere é muito forte, temos alunos excelentes de várias escolas, está sendo muito bacana. Esse encontro com estudantes de todo o estado é outro presente, porque conhecemos pessoas, trocamos experiências, tudo isso é muito importante”, contou Mayck Rian, estudante de 16 anos, da Escola Estadual Joanita Melo, da cidade Ouro Branco, no sertão de Alagoas, pertencente à 6º Gerência Regional de Educação (Gere).A gincana foi distribuída em seis provas, onde os alunos foram testados de formas diferentes sobre seus conhecimentos sobre os programas Cartão Escola 10 e Professor Mentor. Cada Gere contou com uma dupla de alunos representantes e premiou os três primeiros colocados com troféu e os demais foram agraciados com medalhas. Ao fim das provas, a 1º Gere, que compreende as escolas da parte baixa de Maceió, ficou em 1º lugar; a 11º em segundo e a 8º em terceiro.

À frente da pasta da educação, o secretário Rafael Brito acompanhou a competição e foi acolhido pelos alunos. “Que energia incrível de vocês! Viver esse momento está sendo indescritível para mim. Hoje é um dia de celebração, de enaltecer toda essa revolução que estamos vivendo na educação de Alagoas. Nossos programas têm feito a diferença na vida de milhares de jovens, dando mais qualidade de vida, perspectiva de futuro e qualificação aos nossos alunos. Com a determinação do governador Renan Filho, vamos seguir trabalhando até que 100% dos nossos alunos sejam beneficiados com o Cartão Escola 10 e tantos outros programas que já implementamos. Seguiremos até o fim da gestão, trabalhando incansavelmente pelo bem da educação”, ressaltou.

Novo momento

O evento reuniu os alunos monitores de todo o estado integrantes do programa Professor Mentor. Eles destacaram como esse novo momento da educação tem contribuído para o desenvolvimento de todos os alunos. “Acho bastante especial tanto o Cartão Escola 10 como o Professor Mentor, tanto pelo auxílio como pelo incentivo. Com o auxílio, eles conseguem ajudar o pai e a mãe em casa, comprar uma coisa para o bem da família, pagar um curso etc, tudo isso estudando e sendo remunerado, sem precisar trabalhar. Quando o cartão entrou em vigor, muita gente voltou para a escola”, contou Vagner Leão, aluno da Escola Estadual Luiz Augusto, da cidade de Delmiro Gouveia, pertencente à 11º Gere.

A aluna Beatriz Teles, da Escola Estadual José Soares Filho, de São José da Tapera, também ressaltou como o Cartão Escola 10 tem trazido de volta à sala de aula muitos alunos que haviam abandonado os estudos. “Acho muito importante esse programa porque traz um protagonismo ao aluno e um incentivo a todos os estudantes. Na minha escola temos muitos alunos novos por conta do Cartão Escola 10 e muitos retornaram aos estudos. Esse dinheiro realmente veio numa hora muito agradável. Tanto os desse ano, como do ano passado, me ajudaram muito porque troquei meus óculos e comprei materiais novos para estudar, por exemplo”, relatou.

Publicidade