Com homenagem ao mestre Afrísio, “Cultura na Praça” leva forró de volta ao Centro de Arapiraca

Toda segunda-feira era a mesma coisa. Da “boca de som” do rádio, saía a voz do mestre Afrísio Acácio, diretamente do programa Manhãs Nordestinas, na saudosa Pajuçara FM, em Arapiraca. Dali, vinha uma sequência de canções para ninguém botar defeito.

Era o aquecimento para o que viria mais tarde, por volta das 8h, na Tenda Cultural da Praça Luís Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura).

Antes da pandemia, segunda-feira era sinônimo de agitação e festa no Centro de Arapiraca. Não só pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o Agreste alagoano, confluindo para cá —, mas porque era dia do projeto “Cultura na Praça”, também encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon. Da rádio para o palco.

Agora com o retomada das atividades após ampla vacinação contra a COVID-19 e a flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas, o arrasta-pé vai retornar presencialmente para o palco central arapiraquense.

Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais. Vale ressaltar que o próprio mestre Afrísio era o idealizador deste projeto.

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, o arrasta-pé se iniciará a partir das 8h, fazendo uma homenagem ao próprio mestre Afrísio, que era um agregador nato de talentos da poesia popular e da música, a levar para o local diversos cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores de Arapiraca, Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e até de fora de Alagoas.

Esta será mais uma parceria entre a Lindeza Produções e a Touro Entretenimento — em agosto do ano passado, eles realizaram a live “Sanfonas e Versos” contando com a Orquestra Sanfônica de Arapiraca e diversas participações especiais, em reverência aos 72 anos do mestre Afrísio.

Neste novo evento — havendo também patrocínio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e da Secretaria Nacional da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (MTur) —, o Cultura na Praça terá esse “gostinho” especial da volta do forró em praça pública, após mais de dois anos de espera.

Em breve, a organização desta curta temporada informará a programação em detalhes para os quatro dias, que certamente farão o resgate às nossas tradições, à nossa nordestinidade — ela que nunca esteve tão viva a partir do legado do mestre Afrísio.

Publicidade