CRIAÇÃO DO HORTO FLORESTAL TRARÁ MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO DE ARAPIRACA

Proteger, cultivar e conservar a flora e a fauna presentes na área central de Arapiraca para as futuras gerações.

Com esse propósito está sendo implantada a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Urbana de Alagoas na Capital do Agreste.

O horto florestal cobrirá uma área com 32 hectares de mata nativa, o que corresponde a 32 campos de futebol no perímetro urbano de Arapiraca.

O projeto, idealizado pelo prefeito Luciano Barbosa, prevê a construção de um corredor de transporte com 4,2 quilômetros de extensão em pavimentação asfáltica e duas amplas avenidas no encontro da Rodovia AL-110 com AL-220.

No parque ecológico também serão realizados serviços de infraestrutura urbana, incluindo a criação de ciclovias, passeios com acessibilidade, entre outras importantes intervenções em três bairros centrais da cidade, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Para tanto, no final da tarde da última sexta-feira (25), o prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, assinaram a ordem de serviços no valor de R$ 14 milhões para a primeira etapa da obra.

Os recursos foram liberados por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O município tem o seu território composto 30% pelo bioma da mata atlântica e 70% pelo bioma da caatinga, a exemplo de timbaúba, jurema, juazeiro, ipê,  aroeira, pau ferro, canafístula, barriguda e a árvore símbolo Arapiraca, entre outras espécies.

Além da proteção e defesa do meio ambiente, a criação do horto florestal também será um importante espaço para visitação pública, caminhadas, trilhas ecológicas e lazer para os moradores e visitantes.

Publicidade