HE do Agreste realiza formatura da 1º médica especialista em anestesiologia do interior de AL

O dia 1º de abril de 2022 entra para a história da Medicina no interior de Alagoas. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou a cerimônia de diplomação da primeira médica residente, formada em anestesiologia fora da capital alagoana. Depois de três anos enfrentando vários obstáculos, incluindo a distância da família e a Pandemia de Covid-19, a médica pernambucana Adriana Santos Medeiros da Costa, de 39 anos, encerrou o ciclo da residência médica.

Durante a cerimônia, Bárbara Albuquerque, gerente do Hospital de Emergência do Agreste, citou como a bravura da formanda foi importante para alcançar o objetivo. “Estou muito feliz e orgulhosa por você, que entra para a história do hospital, da Medicina e de todos nós, por ter conseguido superar muitas dificuldades, entre elas, a Pandemia de Covid-19. Feliz por sua determinação e de toda a equipe. Você teve o acompanhamento de profissionais brilhantes e tenho certeza que, além do aspecto técnico, também leva consigo o conhecimento do tratamento humanizado do HE do Agreste”, ressaltou Bárbara.

“É a primeira anestesiologista formada no interior de Alagoas. Um marco na história e de um significado enorme para a área médica na região. Mais um passo para o desenvolvimento científico, de pesquisa e de boas práticas da medicina”, explicou o médico Rafael Martins, integrante da Comissão de Residência Médica do Hospital de Emergência do Agreste, e que também faz parte da Comissão Estadual de Residência Médica.

“Adriana nasceu para ser anestesiologista. Uma residente exemplar. Ela está de parabéns, assim como os profissionais que a acompanharam em todo este processo. Também temos que lembrar da família que, mesmo distante fisicamente, deu o respaldo para que ela enfrentasse os obstáculos e resistisse até chegar a este momento de muita emoção”, declarou o diretor-médico do HE do Agreste, Vanderly Rezende.

Anestesiologista há mais de 40 anos, o médico Estácio Augusto Albuquerque de Lima, acompanhou de perto os passos da formanda. “Ela é uma pessoa de personalidade forte para alcançar o objetivo. Mesmo diante da situação ímpar com a pandemia, ela conseguiu manter os trabalhos, a capacidade de aprendizado, empenho e não esmoreceu em relação ao foco. Venceu os obstáculos”, explicou o médico.

A pernambucana de 38 anos, mãe de duas filhas (11 e 8 anos), precisou se ausentar de casa durante um período nestes três últimos anos. As meninas são fruto do relacionamento de mais de 20 anos, com o ortopedista Mário Alves.

“Antes de Adriana vir para Arapiraca, fizemos uma reunião com nossas filhas para que elas entendessem que a mamãe iria se ausentar algumas vezes. A gente sabe que para vencer uma batalha deste tipo, todos os lados envolvidos se sacrificam. Deus à frente e as coisas aconteceram como deveriam acontecer. Arapiraca acolheu de uma forma maravilhosa. Estamos todos muito felizes e que outros residentes venham e ajudem a impulsionar ainda mais a medicina na região”, disse o médico ortopedista Mário Alves.

Adriana Santos Medeiros comemora a formatura ao lado do marido, o ortopedista Mário Alves

Entre lágrimas e sorrisos, a médica Adriana Santos Medeiros discursou, agradecendo todos os profissionais que colaboraram direta e indiretamente para o grande momento chegar. Ela até presenteou vários colegas com placas de homenagem. “Os últimos 3 anos foram de muita luta. Quem vem de longe abdica de muita coisa em prol do sonho. Foram mais de 100 mil quilômetros rodados entre minha casa, em Arapiraca, e minha casa em Recife, para ver minha família, recarregar a bateria, e retornar para continuar a residência médica. Mas as dificuldades serviram para fortalecer o foco, o objetivo. Apesar da pandemia, as atividades não pararam e eu pude encerrar este ciclo. Sou muito grata a todos do Hospital de Emergência do Agreste. Todos!! São muitas pessoas importantes neste processo. Minha família também teve este papel maravilhoso. Minhas filhas entenderam a ausência e sonharam o sonho junto comigo. Pronto, está realizado”, comemorou a agora médica anestesiologista Adriana Santos Medeiros da Costa.

Acolhimento – Durante a solenidade foram dadas as boas-vindas para o novo residente em anestesiologia do HE do Agreste. O médico Francisco Martins veio de João Pessoa, na Paraíba. “Fui muito bem acolhido aqui no Hospital e em Arapiraca. Quero aprender e fazer o melhor possível para ter uma boa formação. Pelo que vi aqui, dará tudo certo”, comentou o médico Francisco.

Fonte: Assessoria

Publicidade