Equilíbrio do preço do leite beneficia o produtor familiar alagoano

Após o investimento de R$ 25 milhões de reais, através do Governo do Estado, Alagoas passou a ter o melhor valor de compra do leite no país, garantindo maiores benefícios para o produtor do leite de vaca.

Além de beneficiar o produtor alagoano, o equilíbrio do preço do leite tende a movimentar a economia do estado, alavancando uma cadeia importante economicamente para Alagoas.

A autorização também beneficia diretamente cerca de 80 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que são auxiliadas pelo PAA Leite, o Programa de Aquisição Alimentar.

Atualmente, 3.200 produtores familiares encaminham cerca de 240.000 mil litros de leite por semana para seis Cooperativas em Alagoas , que fornecem e pasteurizam o alimento doado para os beneficiários.

Uma delas é a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que está presente no projeto de distribuição de alimento da modalidade formação de estoque. O leite em pó vem sendo entregue à famílias de nove comunidades de Maceió em parceria com a prefeitura municipal.

A distribuição do alimento acontece conforme decisão da lei 14.048/20 e do decreto legislativo 06/20 de calamidade pública. A CPLA participou do processo de formação de estoque e vem pagando a obtenção de recursos com a destinação de leite.

No mês de março, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, esteve em Brasília junto com a
diretoria da Unicafes/AL, para garantir a continuidade do programa.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirmou que o PAA tem conseguido bons índices e números para combater a insegurança alimentar.

“A Conab tem papel social de equilibrar preços e regularizar o mercado. O PAA vem fortalecendo associações e produtores, o que tem sido um trabalho importante no que se refere aos preços de mercado. A cooperativa bem aproveitou, conseguiu equilibrar as finanças e consequentemente conseguimos ajudar famílias carentes do município”, informou.

*Com informações da assessoria

Publicidade