Espetáculo teatral sobre a condição da mulher na sociedade é realizado em Maceió

É por meio de frestas que o corpo se inunda de luz. A força também é encontrada na fissura, no conflito. Cada corpo tem uma história, um caminho, e em cada caminho há uma porta a ser aberta. Isso pôde ser visto durante o processo criativo do espetáculo “Frestas”, que será apresentado gratuitamente nos dias 7, 8 e 9 de abril, às 20h, no anexo do Espaço Cultural (antiga Escola Técnica de Artes (ETA)).

O projeto nasceu do incômodo da atriz Camila Moranelo em ter respostas para questões que a atravessavam em sua vivência como mulher em uma sociedade machista. O espetáculo trata de assuntos como a sororidade, a hipersexualização de mulheres, a solidão da mulher negra, distúrbios alimentares, entre outros, sob uma perspectiva mais poética, reflexiva, utilizando-se de metáforas e analogias.

Cada corpo tem uma história, um caminho, e em cada caminho há uma porta a ser aberta (Foto: Benita Rodrigues)



Segundo a atriz, a história se passa entre quatro mulheres que se cruzam enquanto revelam suas experiências individuais e coletivas. Camila também conta que os encontros para a construção da peça foram dolorosos e intuitivos, porque possibilitou o encontro e o mergulho nas dores, nas memórias e feridas internas das atrizes. Integram o espetáculo as atrizes Camila Moranelo, Joelle Malta, Juliana Sena e Laís Paiva, além de Gessyca Geyza, que participa como diretora e responsável pela dramaturgia.

“Frestas é sobre saber como podemos trazer essa reflexão ao público sem fazer campanha pra ninguém além de nós mesmas. Além de exigirmos que nos olhem da mesma forma que olham os homens, a ascensão e o espaço dado ao homem. O processo foi muito intenso, de muita pesquisa, de adiamentos porque eram tantas vivências e sentimentos que nós compartilhávamos, que esse atravessamento precisava de mais espaço, mais maturidade no seu existir. Foi um processo cansativo, mas de muita identificação, de muito choro, de muitas mudanças no texto, nas nossas relações e como queríamos nos enxergar”, explicou Camila, que também é produtora, idealizadora e realizadora do projeto.

O espetáculo é um projeto contemplado pelo Prêmio Eric Valdo, que é parte do conjunto de ações emergenciais destinado ao setor cultural de Alagoas. Conta com apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria Especial de Cultura via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO


Apresentação do espetáculo teatral “Frestas”
Data: 7, 8 e 9 de abril
Horário: 20h
Local: Anexo do Espaço Cultural (Sinimbu), antiga Escola Técnica de Artes (ETA)
Ingressos: ENTRADA GRATUITA
Lotação máxima: 60 pessoas
Classificação indicativa: 16 anos

Publicidade