Marco dos Corais deve abrir ao público ainda este mês

Previsto para abrir ao público ainda este mês, o Marco dos Corais, uma praça onde estava situado o Alagoas Iate Clube (Alagoinha), deverá ser um local para contemplação do mar, do sol e de vários outros elementos da exuberante beleza natural das Alagoas.

O procurador federal Thiago Lira é carioca e está vindo morar em Alagoas. Ele se encantou com o espaço. “O local é lindo e possui um posicionamento que não existe em outras cidades”.

Construído com recursos do Estado, o espaço tem como objetivo proporcionar uma experiência de contemplação da natureza, além de funcionar como um local de socialização entre turistas e alagoanos. Carolina Sofia é alagoana, estava morando no Sul do Brasil e agora retornando ao estado. “Estou encantada com o local. Com certeza será um sucesso e vai atrair ainda mais turistas para Alagoas”.

O Marco dos Corais faz referência aos recifes em franjas existentes no local. Maceió é uma das poucas capitais do mundo, onde a orla urbana é cercada por corais com alta diversidade de vida marinha. O espaço contará com uma Rosa dos Ventos, sinalizando o Marco Zero da Costa dos Corais, luzes de fibra ótica sairão do piso construído com sobras de granito. Uma rota iluminada irá sinalizar as praias presentes na Costa dos Corais, que vai da praia de Ponta Verde até o Litoral Sul de Pernambuco.

O espaço ainda vai contar com bicicletário, piso plano e piso tátil (para Pessoas com Deficiência visual) e uma passarela de alumínio e vidro, o que possibilita a vista do mar e da vida marinha. Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o Marco dos Corais foi projetado com o objetivo de permitir a apreciação da vida marinha da região, mas de forma a interferir o mínimo possível na paisagem natural.

Antes dos ajustes, espaço abriu para visitação no último final de semana

O local ficou aberto à visitação durante o fim de semana passado. No entanto, a Seinfra informou que serão realizados alguns ajustes, a exemplo da instalação da passarela em vidro, de onde poderá ser contemplada a vida marinha. A previsão é de que a obra seja concluída até o fim deste mês, quando o espaço será aberto definitivamente ao público.

Vale ressaltar que as únicas formações de recifes de coral do Atlântico Sul estão distribuídas por cerca de três mil quilômetros da costa brasileira que vão do Maranhão ao Sul da Bahia. E é dentro dessa área que se localiza a maior unidade de conservação marinha do Brasil, a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, com 135 quilômetros de extensão e mais de 413 mil hectares de área protegida.

É nesse cenário que o Estado de Alagoas tem o privilégio de ter nove municípios dentro da APA da Costa dos Corais.

Os Corais são animais exclusivamente marinhos e possuem uma estrutura cilíndrica com uma cavidade interna. Um recife é coberto por milhares de corais. Quando morre um coral, novos crescem por cima dos esqueletos e assim, se formam os recifes de corais.

Os corais são de fundamental importância para a vida marinha. Aproximadamente 1/4 de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver.
Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Entre elas, 65% dos peixes. Mais de 5 mil espécies de peixes, 10 mil de moluscos e uma incontável quantidade de algas e crustáceos vivem e se reproduzem nos recifes de corais. 

Publicidade