PREFEITURA DE ARAPIRACA CONCEDERÁ AUXÍLIO-TRANSPORTE PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (5), com o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, o diretor-geral do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, Arnaldo Tenório, e do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), também em Arapiraca, Fábio Ribeiro, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a concessão de auxílio-transporte, prioritariamente, a estudantes universitários de famílias de baixa renda que residem na cidade e estudam nos campi das três instituições em Palmeira dos Índios.

A secretária municipal de Gestão, Ariluce Cerqueira, e o procurador-geral do município de Arapiraca, Victor Carvalho, também participaram da reunião, que ainda contou com a presença do diretor-acadêmico do campus da Ufal, em Arapiraca, Elton Alex, o pró-reitor em exercício Rodrigo Freitas, além de diretores-administrativos das três instituições de ensino superior e técnico-profissionalizante.

Na abertura da reunião, o prefeito Luciano Barbosa destacou o esforço conjunto e a parceria com os dirigentes das três instituições, voltando a afirmar seu compromisso, como já foi feito em gestões passadas, em ajudar os estudantes universitários arapiraquenses que precisam se deslocar diariamente até as três universidades, em Palmeira dos Índios.

“Temos de cuidar dos mais de trinta mil alunos da rede municipal e da universalização do acesso à pré-escola, mas nunca declinamos em ajudar os estudantes universitários dentro das nossas limitações financeiras”, pontuou.

Com os dados financeiros repassados pela Secretaria Municipal de Gestão, que prevê um custo diário por aluno da ordem de 25 reais e um montante individual de 550 reais por mês, tendo como referência o valor da passagem do transporte alternativo intermunicipal, o prefeito Luciano Barbosa determinou à Secretaria de Gestão e à Procuradoria Geral do Município a elaboracão de um projeto de lei que estabelece a criação do auxílio-transporte aos estudantes.

De acordo com o diretor-geral do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, essa será uma grande vitória para os nossos alunos. Eles terão mais flexibilidade nos horários de pegar o transporte e não vão correr o risco de perder aula”, disse, ao agradecer o empenho e a sensibilidade do prefeito Luciano Barbosa para resolver esse problema de transporte para os alunos, não só da Ufal, mas das três instituições.
Arnaldo Tenório também propôs uma articulação com o governo estadual para que seja feita uma parceria com os municípios que vivenciam essa problemática em relação ao transporte dos estudantes universitários. “Precisamos fazer um trabalho de sensibilização junto ao governo estadual para evitar esse problema que acontece em todo início de semestre. O ideal seria uma parceria permanente para que nossos alunos não precisem passar por esse problema”, lembrou.

O procurador-geral do município, Victor Carvalho, disse que o próximo passo, a partir de agora, será a criação de um projeto de lei estabelecendo os critérios do auxílio-transporte e enviar o documento em regime de urgência à Câmara de Vereadores de Arapiraca.
“Enquanto a câmara avalia e coloca em votação o projeto, caberá às universidades encaminhar à prefeitura a relação com o cadastro social e o quantitativo dos estudantes para que possamos agilizar os procedimentos para a concessão do auxílio o mais breve possível”, completou.

Publicidade