Famílias são beneficiadas pelo Programa Alagoas Maior e diversificam produção agroecológica

A partir da ocupação e organização dos agricultores, cultivadores e familiares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do assentamento Lameirão, no sertão do São Francisco, no município de Delmiro Gouveia (AL), conquistaram seu tão sonhado pedaço de terra. Com essa conquista, foi criada em 1989 a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão.

“A associação foi criada para representar juridicamente os assentados da reforma agrária e até hoje a gente vem trabalhando junto com o MST”, como aponta Enoque Oliveira, presidente da associação.

Com trinta famílias filiadas na associação, se é possível, mesmo com tantas dificuldades encontradas pela falta de equipamentos especializados, produzir banana, coco, melancia e diversos grãos, como o feijão. Além de assistir na produção agrícola e com questões jurídicas, a instituição atua também auxilia os agricultores no acesso às políticas públicas.

“Através da associação a gente conseguiu alguns projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Governo Federal e uma parte aqui no município. A gente tem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem esse trabalho dentro da associação que a gente produz aqui os produtos agroecológicos e vende aqui pra merenda escolar, como na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).”

Mas, na última semana, a associação firmou uma parceria com o Governo de Alagoas, que doou estruturas produtivas, como refrigeradores, para o assentamento. O compromisso firmado através do Programa Alagoas Maior que promete facilitar o trabalho de todas as famílias da comunidade.

Com esse investimento no associativismo, diversas comunidades rurais terão seu sustento, respeitando o que a terra proporciona e as características que cada localidade apresenta. Além de iniciativas similares as do Assentamento Lameirão, o Programa Alagoas Maior deve beneficiar outras iniciativas comunitárias e de micro e pequenas empresas com a expectativa de beneficiar diretamente cerca de 40 mil pessoas em todo o estado.

*Com informações do Brasil de Fato

Publicidade