PROGRAMA DE CASTRAÇÃO PET DE ARAPIRACA SE TORNA O MAIOR DE ALAGOAS

Em pouco mais de um ano o programa Meu Amigo Pet, da Prefeitura de Arapiraca, já é considerado o maior programa de castração de cães e gatos de Alagoas, e um dos maiores do Nordeste, no que se refere a quantidade de pets castrados.

O que pode ter contribuído para isso é que Arapiraca, diferente de outras cidades, não cobra da população o exame de hemograma, o processo é 100% gratuito.

“A castração significa muito mais que conter a reprodução desenfreada, o procedimento evita infecções generalizadas, câncer do colo do útero, redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade, entre outros”, pontuou o secretário executivo do município, Vytor Ferro.

A única exigência para que o animal venha a ser castrado pelo programa Meu Amigo Pet é que o dono precisa ser beneficiário de algum programa social do Governo Federal, ou comprovar renda inferior a um salário mínimo.

Até o momento já receberam a equipe do Meu Amigo Pet os bairros Nova Esperança, Verdes Campos e Boa Vista.

A próxima localidade a ser contemplada é a Baixa Grande.

O Meu Amigo Pet é um programa da Secretaria Executiva da Prefeitura, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Associação Humanitária Protetora dos Animais de Rua (AHPAR). O programa ainda conta com a parceria de unidades de ensino superior.

“O programa ainda oportuniza estágio aos estudantes de medicina veterinária da UFAL e UNINASSAU, que participam das triagens, coletas de sangue e cirurgias dos animais atendidos pelo Meu Amigo Pet”, destacou Vytor Ferro.

Publicidade