Prefeito JHC entrega Rota do Mar e beneficia mais de 300 mil pessoas

O prefeito de Maceió, JHC, entregou na tarde da última sexta-feira (8) uma nova e importante via para a população de Maceió: a Rota do Mar, que liga a parte alta da cidade ao litoral norte. A antiga Ecovia Norte beneficiará mais de 252 mil maceioenses, além de turistas e pessoas que se deslocam para as cidades do litoral norte. A solenidade aconteceu na Rotatória do Parque dos Caetés.

Para JHC, a Rota do Mar é uma obra prioritária para Maceió e uma das obras mais importantes não só da capital, mas de todo o estado de Alagoas. “A rota do mar é o destino turístico paras nossas praias. É um grande vetor e mobilidade da nossa cidade que tem diminuído e encurtado o espaço de tempo de 40% dos trabalhadores da parte alta, sobretudo do Benedito Bentes, tem que enfrentar todos os dias o longo caminho para poder chegar na parte baixa da nossa cidade. A rota do mar era esperada desde 2009, ou seja, há mais de uma década, que o antigo gestor teve oportunidade de concluir, mas abandonou a cidade”, ressaltou.

“Nós resgatamos essa obra e com muita competência, com a equipe dedicada, conseguimos, em pouco mais de um ano, entregar essa obra para poder beneficiar mais de 300 mil pessoas diretamente todos dias”, destacou o prefeito.

O prefeito salientou que são investimentos do Governo Federal que contou com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do senador Rodrigo Cunha, e com todos aqueles que torceram para que a obra fosse concluída, com uma preocupação também do deputado estadual Davi Davino.

“Então é fundamental a união de todos para que a gente possa ter lá em Brasília as forças políticas que ajudem Maceió. É preciso também ter um governo que possa ajudar Maceió, porque só assim nós vamos conseguir vencer os dramas sociais vividos pela nossa população, poder cuidar da das pessoas, estar próximo da nossa gente e trazer o desenvolvimento que a gente espera pra nossa capital”, mencionou.

JHC falou do grande momento alegria que este dia representa para a sua gestão. “É muita felicidade e hoje é um dia histórico. O contrato desta obra foi repactuado e nós fizemos outros investimentos. Com uma iluminação pública de qualidade, nós fizemos um projeto que tem aproximação de um poste para o outro que vai além dos padrões exigidos pra que a gente tenha uma iluminação uniforme, para que não fique zebrada, dê mais segurança pra os condutores.

Outro investimento garantido foi também de toda sinalização horizontal e vertical da via Rota do Mar. “Portanto, nós fomos além do projeto original e a Prefeitura arcou com todas as contrapartidas e nós fomos rigorosos no cronograma financeiro para que a gente pudesse ter também o cronograma físico junto ao andamento das obras, não vinha sendo paga a obra, a obra tinha débitos, a obra estava abandonada, tivemos que inclusive resolver problemas de desapropriação, problemas do INCRA, que gerou muito esforço, muita dedicação e muito trabalho da Prefeitura de Maceió, que só uma equipe competente, compromissada, podia tá resolvendo o problema como esse e hoje tá entregando pra população. Mesmo de ficar pronta”, explicou.

PARCERIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, enfatizou que o Governo Federal é um grande parceiro dos governos estaduais e governos municipais. Segundo ele, nenhum estado brasileiro, muito menos um estado como Alagoas, com um índice de pobreza, de desemprego IDH abaixo da média do Brasil, podem abrir mão de recursos federais como aconteceu recentemente a devolução por parte do Governo do Estado de quase oito milhões de reais do turismo que não conseguiu empregar.

“Aqui a gente foca em trabalhar junto, senador Rodrigo Cunha, o prefeito JHC, o deputado David Davino, o ministro do turismo, todos os que pensam em fazer uma administração que gere frutos para a sua população. Então, prefeito JHC dá uma demonstração de muita sensibilidade para as pessoas, a preocupação em colocar uma obra em prática e que estava parada, que vai facilitar o acesso ao trabalho das pessoas que moram longe dos seus empregos, encurtando distâncias, economizando tempo, facilitando com que a tarifa permaneça baixa no estado e na cidade de Maceió”, avaliou.

EXTENSÃO DA VIA

Com 5,9km de extensão de via, a prefeitura regularizou, ainda, o canteiro central, aplicando grama, construindo meio fio, boca de lobo, linha d’água e aterro. Em toda extensão, a Rota do Mar contará com ciclovia.

Além dos serviços de infraestrutura, foram instaladas 318 luminárias em LED, distribuídas em 317 postes, que vão assegurar conforto e segurança aos que trafegam na via. Cada uma das luminárias tem potencial para iluminar um raio de 18 metros.

O projeto segue as regulamentações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e contempla faixas de pedestres, linhas tracejadas e contínuas, além de zebrados. Ao todo, são 2.950 m² de sinalização horizontal e 84 placas de sinalização vertical, que advertem sobre a presença de rotatórias, travessia de pedestres, e que regulamentam a velocidade e os locais de parada permitidos. Os usuários do transporte público contam com a linha Benedito Bentes – Jatiúca, via Rota do Mar.

Desde janeiro de 2021, foram mantidos cerca de 200 empregos diretos no canteiro da Rota do Mar, dando celeridade a obra que já se estendia por dez anos.

Publicidade