Corujão da Saúde beneficia usuários com oferta de serviços em horário estendido

Criado para ampliar a oferta de atendimentos médicos e serviços do município, o Corujão da Saúde – inaugurado em 3 de dezembro de 2021 – é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió que tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar de sua saúde. Com isso, além do horário normal de funcionamento, as unidades de saúde passam a ter horário estendido, das 17h às 21h.

A princípio, o Corujão da Saúde foi implantado de forma experimental no mês de setembro em três unidades. Agora, o programa já funciona em 19 postos, proporcionando aos usuários diversos serviços em saúde. A Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy (Barro Duro), Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio (Tabuleiro do Martins) e a Unidade de Referência em Saúde (URS) Walter de Moura Lima (Santa Amélia) foram as últimas três unidades contempladas com o horário estendido.

Corujão da Saúde já funciona em 19 unidades. Foto: Ascom SMS

Corujão da Saúde já funciona em 19 unidades. Foto: Ascom SMS
Além de contar com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, os usuários também têm acesso a serviços da Atenção Básica como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, verificação de pressão e glicemia, curativos, desenvolvimento infantil, saúde do homem, saúde do idoso, acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose e vacinação, inclusive a da Covid-19.

Para a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, a iniciativa representa um ganho significativo para toda a população.

“O Corujão da Saúde já é um sucesso em nossa capital. Com ele, as pessoas podem ter acesso aos serviços ofertados pelo SUS no horário noturno. Isso é algo maravilhoso, pois muitos usuários passam o dia trabalhando e não têm a disponibilidade de ir até uma unidade de saúde durante o dia. Por isso, a gestão JHC pensou nesse formato para atender todas essas pessoas e proporcionar mais saúde ao povo maceioense”, destaca.

Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
A recicladora Maria José Teixeira é usuária da Unidade de Referência de Saúde Hamilton Falcão. Ela levou sua mãe, dona Maria Teixeira, de 73 anos, até a unidade para fazer um curativo na perna. Moradora do Benedito Bentes há 36 anos, Maria José relata que se sente grata pela chegada do Corujão da Saúde ao seu bairro.

“Eu trabalho pelo dia, então é mais complicado vir pela manhã ou à tarde. Mas agora, quando chego do trabalho, venho pegar medicação à noite para minha filha que é especial. E hoje, trouxe minha mãe para fazer curativo. Essa é a quarta vez que estamos vindo no horário do Corujão, está sendo ótimo. Eu só tenho que agradecer à gestão por trazer o Corujão da Saúde até esta unidade”, comenta.

A usuária Maria José levou sua mãe, dona Maria Teixeira, para fazer um curativo na perna na URS Hamilton Falcão. Fotos: Célio Júnior/Secom Maceió
“O prefeito JHC acertou em criar esse Corujão da Saúde, foi a melhor coisa. Durante o dia eu não tenho tempo de vir até a unidade, tenho muitos afazeres. Então, por isso eu sempre venho nesse horário. Depois que o Corujão chegou, consegui fazer todos os exames e, agora, vou mostrar ao médico clínico”, relata a dona de casa Maria Célia Pereira, usuária da Unidade Básica de Saúde Aliomar Lins, localizada no Benedito Bentes.

Maria Célia levou seus exames para o médico clínico no horário estendido da UBS Aliomar Lins. Fotos: Célio Júnior/Secom Maceió
Como ter acesso aos serviços

Diariamente, são disponibilizadas 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem em cada clínica que funciona no modelo Corujão da Saúde. Para receber o atendimento e realizar a marcação, basta comparecer até a unidade no próprio horário estendido, apresentando a documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS.

Havendo vagas disponíveis no dia, o usuário é prontamente atendido na unidade. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um agendamento prévio para o dia seguinte ou o dia mais próximo possível.

Unidades com Corujão da Saúde

UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)

UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)

UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

UBS José Tenório (Serraria)

UBS Durval Cortez (Prado)

UBS Pitanguinha

UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)

UBS Antônio de Pádua (Petrópolis)

UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia)

UBS Djalma Loureiro (Clima Bom)

UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes)

USF Jorge David Nasser (Ipioca)

USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce)

UBS Jardim São Francisco (Levada)

UBS Felício Napoleão (Jacintinho)

US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos)

URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia)

UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro)

Publicidade