Por segurança, mototaxistas não devem usar faixa prioritária de ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta para o perigo do tráfego de mototaxistas nas faixas prioritárias para o transporte coletivo das avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Dona Constança e Comendador Leão. A proibição tem o intuito de garantir a integridade dos profissionais e leva em consideração que o uso do espaço os torna mais vulneráveis.

“Apesar dos mototaxistas estarem inclusos numa categoria já regulamentada pela Prefeitura, a Faixa deve ser evitada para a segurança dos profissionais, já que pode acarretar acidentes envolvendo ônibus e motocicletas. Por possuírem um menor porte, estão mais suscetíveis a maiores danos”, explicou o titular da SMTT, André Costa.

O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado (Foto: Joyce Juliana / Ascom SMTT)

Além dos coletivos urbanos, é autorizada a circulação de viaturas em serviço, táxis, e veículos de transporte escolar. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora destes horários e nos finais de semana e feriados, fica livre a circulação de automóveis individuais nos corredores preferenciais de ônibus, já que são períodos onde o fluxo de veículos é menor.

Penalidades

Transitar indevidamente pela faixa destinada aos coletivos urbanos nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Publicidade