Maus hábitos com a voz podem prejudicar cordas vocais e levar a sérios distúrbios

As cordas vocais precisam de cuidados e, às vezes, acompanhamento médico. Quem alerta sobre isso é o fonoaudiólogo do Hospital Geral do Estado (HGE), Leônidas Morais. Segundo ele, em geral, as pessoas só recorrem às consultas quando apresentam distúrbios nessa região, como por exemplo, rouquidão funcional, nódulos, pólipos ou fenda vocal.

“Esses problemas resultam do uso excessivo da voz. Alguns casos podem ser completamente revertidos com descanso vocal absoluto, outros podem precisar de intervenção cirúrgica. E, para isso ou outros processos dolorosos, a prevenção é o melhor caminho”, alertou.

Segundo ele, alguns cuidados importantes podem ajudar a prevenir distúrbios e outros problemas na voz. E, para isso, a equipe de fonoaudiologia do HGE participou da Campanha Amigos da Voz 2022, trazendo para os profissionais uma semana de sensibilização, com orientações sobre cuidados e alertas no que diz respeito às cordas vocais. Foram realizados encontros nas diversas áreas do hospital. A campanha aconteceu em alusão ao dia 16 de abril, considerado o Dia Mundial da Voz.

“A intenção é alertá-los individualmente e, também, fazer com que observem melhor seus pacientes. Os principais sintomas que alertam para a saúde vocal inclui rouquidão, falha, quebras na voz, cansaço ao falar, voz fraca ao final do dia, mudança no tom da voz (voz grossa ou voz fina), dor, ardência e incômodo na garganta ao falar”, enumerou o profissional.

De acordo com o especialista, algumas dicas de cuidados podem ser seguidas, como por exemplo, beber bastante água, principalmente enquanto estiver falando, e em pequenos goles; manter uma alimentação equilibrada, evitando cafeína, por causar desidratação das cordas vocais, e, alimentos muito gordurosos e a base de leite, refrigerantes e alimentos pesados ou condimentados, pois podem dificultar a digestão, provocando refluxo. “A maçã é um excelente alimento, pois é adstringente e limpa o trato vocal.

Também é importante ter um sono regular, além de evitar competir com ruídos externos durante a fala e não gritar. Se for falar em público, usar o microfone, falar pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras. Evitar tossir ou pigarrear, auxilia os cuidados com a voz, uma dica é respirar profundamente pelo nariz e engolir a saliva várias vezes ou beber água quando sentir vontade de pigarrear”, ressaltou.

O uso de sprays, pastilhas ou qualquer mentolado deve ser evitado, isso porque eles mascaram os sintomas de distúrbios e permitem o abuso vocal, segundo Leônidas Morais. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros também é relevante nos cuidados com a voz. Além dos exercícios físicos que, como no organismo todo, também auxilia na boa saúde vocal.

Publicidade