Resolução do Cepram assegura permanência vitalícia ao Herbário MAC

O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, comemora mais uma conquista e estende esse marco aos alagoanos e pesquisadores de todo o país que contribuíram com esta vitória. É que, através da Resolução Nº 07/2022 publicada no Diário Oficial, a coleção botânica com mais de 65 mil plantas, bem como o espaço que serve para estudos e trabalhos científicos, ficaram assegurados de maneira vitalícia.

Na prática, as atividades diárias do Herbário vão continuar. Porém, agora os botânicos possuem a garantia da permanência dos trabalhos florísticos e a manutenção destes, para as próximas gerações. O que representa a conservação dos subsídios para a realização de pesquisas nas mais diversas áreas ambientais e que, desse modo, traz benefícios diretos para o meio ambiente e a sociedade.

Em razão da pandemia, as comemorações pelos 40 anos do Herbário MAC foram adiadas. No entanto, para Rosângela Lemos, curadora do Herbário, é de suma importância o estabelecimento da Resolução Nº 07/2022 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), pois corresponde a um presente e um grande apoio a todos os esforços feitos ao longo dos anos.

Ascom IMA/AL



“Essa resolução era uma luta nossa, e estamos muito felizes em tê-la conseguido. Porque ela assegura a permanência vitalícia do Herbário e o reconhecimento do Estado que foi o principal provedor de uma coleção tão espetacular como essa”, expõe a curadora com entusiasmo.

Além da permanência do Herbário MAC, independente de governo ou de entendimento de gestores futuros, a Resolução, que entrou em vigor com a publicação na sexta-feira (08), destaca ainda o apoio à continuidade dos projetos de levantamento e taxonomia da flora alagoana. Assim como a exigência de um curador com formação específica e os procedimentos de manutenção do acervo, a exemplo da temperatura e fumigação das amostras.

40 anos sendo referência em estudos florísticos


O Herbário MAC é amplamente conhecido entre pesquisadores e estudiosos de diversos lugares. O espaço botânico já recebeu visitantes de várias regiões do Brasil e de países como Colômbia, Inglaterra, Nova Iorque e Suíça. Atualmente conta com uma sala climatizada, que possui mais de 65 mil amostras de plantas desidratadas e catalogadas, acondicionadas em armários organizados por ordem alfabética e por famílias das espécies florísticas.

A coleção científica existe desde 1979 e foi criada pela Coordenação do Meio Ambiente em função de um levantamento ecológico e cultural na região das lagunas e canais Mundaú-Manguaba. Com o interesse de continuar esse projeto, após investimentos somados a orientações de outros herbários, houve o registro internacional e assim foi criado o Herbário MAC de Alagoas.

Publicidade