Porte de arma de fogo para a Guarda Municipal traz mais segurança a maceioenses

Capacitações e a valorização dos servidores da Guarda Municipal de Maceió (GMM) têm constantes na atual gestão da Prefeitura de Maceió. Em 13 meses, foram oferecidos aos agentes de segurança da capital alagoana 17 cursos de treinamento e capacitação, entre eles está a Instrução de Armamento e Tiro, curso que garantiu a 24 guardas municipais o porte funcional de arma de fogo emitido pela Polícia Federal.

Agora, a população maceioense e os turistas que visitam o “Paraíso das Águas” passam a contar com 54 guardas municipais habilitados a portar revólveres ou pistolas durante o exercício da função. Os agentes, com o porte de arma, estão distribuídos em todos os grupamentos da GMM e espalhados na capital alagoana para garantir e aumentar a sensação de segurança da população.

Desde 2014, os guardas municipais têm o porte funcional de arma de fogo garantido, quando a Lei 13.022/2014 estabeleceu o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Uma das primeiras integrantes da GMM a conseguir a habilitação da Policia Federal foi a subinspetora Luciana Alves.

“Faço parte dos 30 primeiros guardas de Maceió que conseguiram, o tão sonhado, porte de arma em 2019. Guardas armados, sem sombra de dúvidas, inibem a ações criminosas, como a prática de roubos, assaltos e demais delitos”, explica a subinspetora.

Segundo Luciana Alves, a população clama por mais segurança, sobretudo para ter agentes municipais da Guarda armados. “É um braço de força a mais nesta luta contra a criminalidade”, afirmou a subinspetora, que também é integrante do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) da GMM.

Na Polícia Federal, foram habilitados 24 novos portes de arma para a Guarda Municipal de Maceió. Vale ressaltar que os agentes municipais de segurança passaram pela Instrução de Armamento e Tiro com uma carga horária de 160h, entre aulas teóricas e práticas.

A mais recente agente de segurança a ter o porte garantido foi a integrante do Centro de Operações e Inteligência (COI), Vânia Carvalho. Foram oito anos de expectativa em ter o porte funcional de arma de fogo, o que é muito importante para a população de Maceió e também para a instituição.

“É um sonho para a categoria, porque não tínhamos direito, e esse curso nos possibilitou esse feito. É de fundamental importância a realização dessa capacitação para que o agente de segurança esteja pronto para melhor servir a comunidade”, afirmou a agente municipal.

Sensação de proteção

A Guarda Municipal de Maceió integra o Sistema Único de Segurança Pública brasileiro e a instituição tem entre suas missões proteger bens, serviços, instalações públicas, assim como a população. A Guarda contribui com os demais órgãos de segurança pública para a manutenção da ordem na cidade.

Darcy Almeida, artesã da Feirinha da Pajuçara, destacou a importância de ter guardas municipais capacitados e preparados, protegendo a comunidade local, os turistas que visitam a capital alagoana e os trabalhadores.

“A população precisa de guardas preparados para lidar com situações que muitas vezes colocam em risco a vida de outras pessoas. O guarda municipal vai se sentir mais seguro e preparado dentro na atividade que ele precisa realizar. Além disso, traz mais segurança para as pessoas que estão visitando Maceió. A presença de profissionais capacitados deixa o turista mais tranquilo para transitar na cidade”, afirmou a comerciante.

Mais uma turma com 32 guardas municipais dará início ao curso de instrução de armamento e tiro ainda neste mês de abril.

Publicidade