Pré-campanha para o Senado se intensifica em Alagoas

Até o momento, os pré-candidatos mais fortes para o Senado são o ex-governador Renan Filho (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB). Ambos têm intensificado agendas no interior de Alagoas e têm demarcado campo político com base na eleição presidencial. Renan Filho se reafirma como candidato de Lula (PT) e Collor, de Bolsonaro (PL). Para o cientista político Ranulfo Paranhos, o ex-governador larga em vantagem nessa disputa.

“O Renan Filho, mesmo sem a ‘caneta’, tem uma coisa que é importante em eleições: apoio. Veja, quem estará nesse palanque? Se tudo se concretizar, quem estará nesse palanque é o Paulo Dantas, que deve ir para a reeleição como governador. Ou seja, a máquina do Governo do Estado, além de deputados em busca da reeleição e candidatos a deputado com muitos votos. Se tem uma estrutura muito grande fazendo essa diferença”, pontua. “A estrutura do Arthur Lira [presidente da Câmara dos Deputados, PP] pode ir para o Collor, mas eu acho difícil”, completa Ranulfo Paranhos.

Outro aspecto que o cientista político destaca é o perfil de Renan Filho e Fernando Collor, e a memória recente da passagem do emedebista pelo Palácio República dos Palmares.

“Renan Filho tem um governo positivo que está na memória recente do povo e se comunica de forma mais atual. O Collor é uma figura mais ultrapassada do ponto de vista da forma de dialogar, do ponto de vista de fazer campanha. O Collor ainda está no século passado. O Renan Filho, não. Eles tentam ocupar espaço na mídia de maneiras distintas. Um é ex-governador que, possivelmente, fará o seu sucessor, mesmo que temporário. O outro é um senador que tenta se encontrar na mídia, frequentando os palanques do atual presidente da República, ainda que esse palanque seja de inauguração de chafariz no Maranhão, por exemplo”, analisa.

“O Collor não tem espaço próprio para fazer isso [palanques]. Ou seja, ele não tem realizações ou entregas próprias para usar na campanha, enquanto Renan Filho tem, e isso conta muito. Renan Filho tem muito mais para mostrar e está presente, junto ao eleitorado, há muito tempo que o Collor”, completa.

Além disso, Ranulfo Paranhos enfatiza o perfil do eleitorado dos dois adversários e a relação deles com os partidos.

“O eleitor apaixonado do Collor está morrendo porque já está com idade avançada. Renan sempre foi um político de partido, um cara que fortalece a base, busca alianças, estabelece compromissos e isso daí gera retroalimentação política-eleitoral. Ele ajuda nas campanhas municipais e depois é ajudado. Isso faz dele, Renan Filho, uma figura de grupo, que é o contrário do Fernando Collor. Isso tudo, eu acho, explica porque Renan Filho está na frente nas intenções de voto”, comenta.

Publicidade