A esperteza de “Zé Sabido” para homenagear em vida o ator Marcos Vanderlei

Cansado e já cambaleando por causa de umas doses que tomou num “butiquim” de esquina perto da feira, Zé Sabido, ou Zé Litrinho como também era conhecido, encontra o lugar ideal para se esconder de uma aflição sem nome que o perseguia de uns tempos para cá. Uma coisa desconhecida. Mas, esperto como era o Zé, tenta se garantir numa conversa contando sobre coisas que viu e ouviu pelas tantas mesas de bar que conheceu até hoje. Ele tenta se valer desses causos para se manter vivo, talvez, até hoje.

Olhando a sinopse já dá um “gostinho” do que podemos esperar do espetáculo “Zé Sabido”, promovido pela Cia Teatro do Imaginário, para o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, que será apresentado na próxima quarta-feira, 20, às 19h30. A peça fará uma justa homenagem ao ator alagoano Marcos Vanderlei que tem uma longa estrada, levando a arte de atuar para diversos teatros ao redor do mundo. Os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada) e são vendidos no link https://doity.com.br/ze-sabido.

A peça conversa com várias histórias que acontecem com todo mundo que frequentam bares. No local, sempre se acha uma pessoa que talvez tenha se separado e está bebendo para esquecer, ganhou um aumento ou qualquer outra conquista e está bebendo para comemorar ou até mesmo quem tenha ido ali apenas para causar uma confusão. Eis que esse bar se torna também um “divã psicológico”. “As pessoas também vão para falar sobre os seus problemas, perturbações, alegrias e conquistas, e ‘Marquinhos’ (Marcos Vanderlei) conduz muito bem quando ele interpreta e narra essas histórias”, explica Bethe Miranda, diretora do espetáculo.O enredo da peça surgiu após Marcos Vanderlei contar uma história com o “Flora e Alecrim – Os contadores de histórias” formado por Bethe Miranda e Pierre Pellegrine, onde ele escolheu a história “A morte vem buscar Zé Malandro”. A diretora do espetáculo diz que eles optaram por fazer diferente da versão da história de Ricardo Azevedo, deixando de narrar na primeira pessoa e Marcos Vanderlei ser o personagem desta história. Então, eles resolveram fazer a junção de Zé Malandro – que passou a ser Zé Sabido – com “causos” de bar.


Montagem da peça e cuidados

Além de atuar, Marcos Vanderlei também assina o roteiro ao lado de Márcio Veloso, unindo assim o talento de quem atua e viveu esses causos com o de quem soube ouvir e escrever sobre eles. Um destaque da peça é o cenário: a cenografia foi realizada da forma mais minimalista possível, usando poucos elementos em cena.

O conjunto de cenário, texto, atuação e iluminação vai encantar o público do Teatro Deodoro, que após o decreto governamental está com 100% da capacidade de público. “Poder contar agora com 100% de público, primeiramente é uma honra para a gente, mas ao mesmo tempo nós entramos com muito cuidado e avisando para o público que mesmo com as máscaras liberadas em lugares abertos, diferente do espaço interno do teatro que ainda é obrigatório, temos uma responsabilidade com as nossas vidas e também pelo outro que estará em nossa plateia.”, enfatiza Bethe.

Homenagem

Para Bethe, nós alagoanos, nordestinos, precisamos homenagear e dar visibilidade não só ao Marcos Vanderlei, já que ele já participou de grandes grupos como “Infinito enquanto truque” e “Cena livre”. “Para nós é uma honra, mesmo sabendo de suas dificuldades, das condições sociais do homem preto, do homem homossexual, pobre, do artista que já leva todo um estigma pela profissão, e é necessária essa homenagem, porque Marquinhos merece todas as homenagens, nossas, do povo alagoano e brasileiro”.

Beatriz Segall uma vez disse: “O teatro não se repete, apesar de ser sempre o mesmo. Cada representação é como estar diante de um novo personagem”. Então, o público verá um novo Marcos Vanderlei no palco, e qual forma melhor de homenagear um ator, se não ele próprio atuando?

Serviço:

O que: Peça “Zé SAbido” – Cia Teatro do Imaginário

Projeto: Teatro Deodoro é o Maior Barato

Onde: Teatro Deodoro

Data: 20/04 – 19h30

Vendas: https://doity.com.br/ze-sabido

Publicidade