Arthur Lira virou protagonista em Alagoas seguindo os passos de Renan em Brasília

Nas eleições deste ano, o deputado Arthur Lira participa como protagonista em Alagoas rivalizando com uma força política local: os Calheiros. 

Segundo a análise do jornalista Ricardo Mota, Lira seguiu o mesmo caminho do senador Renan Calheiros, que se tornou um personagem dos mais poderosos em Brasília para, só então, virar um cacique local.

Há quatro anos o atual presidente da Câmara Federal estava longe da posição conquistada agora na eleição alagoana – com candidato a governador definido e com chances de vitória.

Collor foi o nome lançado, em 2018, com o apoio de Lira, mas o ex-presidente terminou renunciando e deixando um buraco na disputa.

Forte em Brasília, onde manda numa parte do governo Bolsonaro e do orçamento, o deputado federal busca ser o mais votado em Alagoas, elegendo o governador e até o senador – o que parece, para o colunista Ricardo Mota, improvável, neste momento.

O outro personagem de projeção nacional, Calheiros, já começou a retomada do lugar que foi dele, em Brasília.

Ricardo Mota ainda fala sobre a possibilidade de que em 2023 a Câmara Federal e o Senado sejam comandados por parlamentares alagoanos.

Publicidade