Senar Alagoas é procurado para realização de programas nos municípios

O Senar Alagoas tem sido bastante procurado para articular a realização de programas da instituição nos municípios, como o Programa de Saúde do Homem e da Mulher e os cursos de Formação Profissional Rural.

Os prefeitos de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, Aldo Lira e Josias Aprígio, respectivamente, estiveram na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), na última segunda-feira (11), para alinhar a realização de algumas dessas ações nas duas cidades.

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, conversou com os dois gestores e suas equipes e autorizou a realização dos programas da instituição nas duas localidades, como os de Saúde Preventiva, voltados para o bem estar de produtores e produtoras, e ainda trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Sindicato Rural de Palmeira dos Índios, Nielson Barros.

Um dos municípios já contemplados com realizações do Senar Alagoas agora em abril é Belém, a 82 quilômetros de Maceió, que recebeu na última quarta-feira (13) a segunda edição deste ano do Programa Saúde do Homem e da Mulher.

Nesta primeira etapa, o atendimento foi voltado para os trabalhadores rurais, sendo feita a coleta de sangue para a realização de exame de PSA, além de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis, hepatite B.

Já no próximo dia 28 de abril será a vez de atender as trabalhadoras rurais da região. Além dos testes rápidos para as doenças citadas mais acima, também está prevista para elas a realização do exame de citologia.

No dia seguinte, 29 de abril, o atendimento para os homens é retomado, mas desta vez para serem consultados pelo urologista Mário Ronalsa e sua equipe. O médico vai analisar os resultados dos exames de PSA que apresentaram alteração e também fazer o toque retal, como forma de prevenção ao câncer de próstata.

O atendimento em Belém está concentrado no Centro de Saúde do município e começa sempre às 8h. A ação acontece em parceria com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde.

*Com Ascom Senar

Publicidade