Prefeito de Palmeira dos Índios divulga imagens do monumento de Frei Damião

O prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cezar, divulgou, nesta quarta-feira, 20, em suas redes sociais, imagens da estátua de Frei Damião, que será instalada no Distrito de Canafistula, no Sertão alagoano e marca uma importante obra para o turismo religioso da região.

De acordo com o prefeito, o monumento deverá ser inaugurado até o mês de outubro e irá transformar Canafístula na Capital da Fé e dos romeiros de Frei Damião. “Cada detalhe é muito importante e cada momento é emocionante na construção do primeiro santuário de Frei Damião do Nordeste”, celebrou Júlio Cezar.

A estátua será erguida na pracinha da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e levará a assinatura do escultor pernambucano Ranilson Viana. A praça onde ficará o Santuário será totalmente revitalizada. A construção do monumento está orçada em meio milhão de reais. 

Turismo Religioso

A princesa do Sertão, como é conhecida Palmeira dos Índios, também já tem um dos grandes símbolos do turismo religioso alagoano. O Cristo do Goiti, com seus imponentes 24,5 metros de altura, fica localizado a 500 metros de altitude e existe desde 1979.

Júlio Cezar acredita que com a inauguração da estátua de Frei Damião, Palmeira dos Índios vai se colocar dento do mapa do turismo religioso, atraindo romeiros e admiradores do Frei Damião de todo o Brasil.

Frei Damião

Filho de camponeses, Frei Damião chama-se Pio Giovannotti, na aldeia de Bozzano, município de Massarosa, na Itália. Ele começou sua formação religiosa aos doze anos, na Ordem dos Frades menores Capuchinhos e já como sacerdote, transfere-se para o Brasil no ano de 1931, estabelecendo-se em Recife, no Convento Senhora da Penha, da Ordem dos Capuchinhos.

É venerado pelos fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, celebrando a Eucaristia, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos é considerado como santo, pois atribui-se ao Frei milagres e curas. Encontra-se atualmente em processo de beatificação e canonização desde 31 de maio de 2003.

Publicidade