Renasce Salgadinho: obra da Prefeitura de Maceió avança e vai promover melhorias na vida de 300 mil habitantes

Um marco histórico para Maceió e o pontapé inicial para o resgate daquele que foi símbolo da capital alagoana foi dado no início de dezembro do ano passado pelo prefeito de Maceió, JHC, ao lançar o programa Renasce Salgadinho. O Riacho Salgadinho, que já foi cercado de banhistas, pescadores e que teve suas características mudadas devido à urbanização da capital, finalmente será desassoreado e terá toda sua área reurbanizada.

Atualmente, a Prefeitura de Maceió segue com obras em diversos pontos da cidade e já implantou mais de 2.500 metros de extensão de rede de esgotamento sanitário, ao longo da Avenida da Paz, que fica localizada no Centro. A iniciativa é fruto do projeto Renasce Salgadinho.

Com o auxílio de uma estação elevatória central, que será implantada no Vale do Reginaldo, os tubos irão canalizar os efluentes até o emissário submarino, localizado na Praia da Avenida.

Para que os serviços fossem executados, uma equipe composta por mais de 35 profissionais trabalhava no período diurno, das 7h às 17h. A região que recebeu as intervenções contou com isolamento e sinalização do local, atendendo, assim, a todos os protocolos de segurança operacional.

“Com diversas frentes de trabalho, estamos dando celeridade para a maior obra de esgotamento sanitário já vista em Maceió, que também irá garantir a requalificação ambiental do Riacho Salgadinho e outros que compõem a bacia hidrográfica. Nesta semana, concluímos a etapa da implantação dos tubos na Praia da Avenida, e agora, iremos iniciar novas intervenções de reurbanização e recuperação de um trecho da orla, que compreende da foz do riacho, até a frente do antigo prédio da TIM, que antes estava totalmente esquecida”, adiantou o coordenador do Programa Maceió Tem Pressa, Marcelo Maia.

Nova realidade – A recuperação do Salgadinho é um sonho antigo dos maceioenses que moram na região e também daqueles que circulam diariamente pelo local e são obrigados a conviver com o mau-cheiro exalado pelos esgotos despejados no riacho. É por isso, que para dar uma nova cara, o Município fará a implantação de jardins filtrantes, que é uma tecnologia de baixo custo e de fácil manutenção para o tratamento de esgoto.

Para o prefeito de Maceió, JHC o benefício desta obra alcançará mais de 300 mil habitantes.

“Essa é uma obra que mostra que até nos 206 anos, Maceió pode renascer, e renasce da melhor maneira. O Riacho Salgadinho pertence a todos maceioenses e alagoanos, é o resgate e recuperação do nosso meio ambiente, que não pode ser deixado para trás. Será um projeto muito bonito que em pouco mais de dois anos entregaremos para Maceió. Vamos investir com muita coragem para arcar com toda a responsabilidade que vai melhorar a vida de 300 mil habitantes, e essa é uma obra que marcará para sempre a história de Maceió”, disse.

A obra está orçada em R$ 76,4 milhões, o maior até aqui na recuperação do riacho que percorre 17 bairros e deságua na praia da Avenida Assis Chateaubriand, no Centro da capital. O programa faz parte do Maceió tem Pressa, e contará com pelo menos 20 intervenções, entre requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem, recomposição do Salgadinho, e outros.

Também está prevista a criação de travessias, zonas de convívio, com calçadas requalificadas, acessíveis e bem iluminadas, além da pavimentação asfáltica adequada das pistas. As obras contemplarão, além do Salgadinho, a requalificação ambiental dos riachos do Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas.

Publicidade