VIVER MELHOR ENSINA MORADORES DA MANGABEIRAS A TRANSFORMAR LIXO EM PEÇAS DE ARTESANATO

A prefeitura de Arapiraca, através do programa Viver Melhor, está ampliando suas atividades assistenciais na Mangabeiras. O projeto Comunidade Lixo Zero, que começou a ser implantado nesta quarta-feira (20), oferece aos moradores capacitação para fabricação artesanal de peças sustentáveis utilizando o resíduo do coco.

De acordo com a engenheira sanitarista e ambiental responsável pela concepção da oficina, Patrícia Albuquerque, o volume de descarte do coco em Arapiraca é muito alto, e como a coleta pública não é responsável pelo produto, os vendedores estavam descartando de maneira irregular.

Patrícia, que também é artesã, disse que o objetivo é que a comunidade passe a empreender com artesanato sustentável. Com a fibra do coco, por exemplo, é possível produzir bandejas e vasos. “Eles vão ganhar dinheiro com isso”, afirmou.

E é nisso que acredita Claudete Rosália da Conceição: “quero aproveitar essa oportunidade porque as coisas não estão fáceis, e meu sonho é me aposentar como artesã”.

Os resíduos utilizados nas oficinas, serão cinco no total, vão ser recolhidos no Mercado Público.

“Ao final das cinco oficinas os moradores participantes vão sair com peças prontas para serem vendidas”, disse Patrícia.

Não só a Mangabeiras, como todas os bairros atendidos pelo Viver Melhor serão contemplados.

O projeto Comunidade Lixo Zero tem o apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural,  e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Publicidade