Quando falamos em emancipação política, logo lembramos do Major Esperidião Rodrigues. Sem sombra de dúvidas, o maior líder pró-emancipação de Arapiraca com sua cidade-mãe Limoeiro de Anadia.
No entanto, um jornal já extinto, “O Índio”, em sua edição no ano de 1926, ou seja, dois anos após Arapiraca emancipar-se de Limoeiro de Anadia, lançou luz sobre uma questão pouco debatida: quem foi o primeiro prefeito de Arapiraca?Com base nas fontes já existentes e com o reforço do jornal “O Índio”, não resta dúvida de que Arapiraca teve dois prefeitos. O primeiro por indicação e outro outro pelo voto direto.
Francisco de Paula Magalhães foi o líder da Junta Governativa da recém- criada cidade de Arapiraca. Portanto, ele foi de fato o primeiro prefeito de Arapiraca, mesmo com pouco tempo de administração, pois Esperidião Rodrigues da Silva e José Zeferino Magalhães assumiram o mandato de dois anos, a partir de 31 de Janeiro de 1925. Naquela época, o governador do estado de Alagoas, José Fernandes Lima, esteve em Arapiraca no dia 30 de outubro 1924, em ato simbólico para a solenidade que, de fato, transformou oficialmente o município emancipado.
A Assembleia Legislativa de Alagoas havia aprovado o Projeto Lei nº 1009, de autoria do deputado Odilon Auto, e sancionada pelo governador José Fernandes Lima, no dia 31 de Maio de 1924. A partir desse momento, foi criada uma Junta Administrativa, tendo como chefe dos trabalhos o Capitão Francisco de Paula Magalhães.
Como uma de suas atribuições, ele organizou as primeiras eleições do novo município. Chico de Paula, como era popularmente conhecido, ficou à frente do Executivo Municipal até 31 de Janeiro de 1925, quando deu posse ao Major Esperidião Rodrigues da Silva, prefeito eleito.

Fonte : Arapiraca News