Gavetas funerárias serão construídas para sepultar corpos acumulados no IML

A Prefeitura de Maceió divulgou que serão construídas 60 novas gavetas funerárias no Cemitério São José para sepultar parte dos corpos que estão acumulados na sede do Instituto de Medicina Legal (IML). 

Após um esforço conjunto que envolveu a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público estadual e prefeituras do interior, 15 corpos que estavam nas câmaras frias do Instituto foram sepultados no município de Rio Largo na semana passada.

De acordo com o coordenador de Gestão de Serviços Funerários da prefeitura, Christiano Lyra, as obras devem começar em 15 dias e metade da demanda já terá sido sepultada nos novos equipamentos funerários em até 30 dias.

“Nós vamos construir essas gavetas com recursos da própria prefeitura para que atenda a logística do IML e em dois momentos diferentes, concluindo em 60 dias, não teremos mais nenhum corpo acumulado no instituto”, ressaltou.

Ainda segundo ele, dos 135 corpos acumulados no órgão estadual, 69 são do município de Maceió.

“Após zerarmos esse número, é interessante que o IML, após recolher o material necessário para identificação, mande de imediato [para sepultamento] e não acumulem esses corpos. Nós temos todos os dias as demandas de sepultamento de pessoas identificadas que precisamos atender e agora vamos atender também os não identificados no IML”, explicou.

O coordenador aproveitou para esclarecer que os corpos identificados, mas que não foram sepultados pelas famílias por falta de condições financeiras podem ser sepultados através do Centro de Atendimento Sócioassistencial (Casa) da Prefeitura de Maceió.

“O Município tem o Centro de Atendimento Sócio Assistencial, que atende todas as famílias em vulnerabilidade social. Arca com todos os custos, desde a urna, ao translado. A família ainda é isenta da taxa de sepultamento”, finalizou.

*Com informações do G1 Alagoas

Publicidade