Após denúncia de surto de raiva, Marechal suspende atividades com animais

Na noite da última quarta-feira (27), o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho “Cacau”, usou o seu Instagram para comunicar que, após a denúncia de surto de raiva em equinos, resolveu suspender as atividades com aglomeração de animais no município, situado na Região Metropolitana de Maceió.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e a Secretaria Estadual de Agricultura foram informadas sobre o surto da doença e colheram materiais para realizar uma análise, porém a mesma ainda não foi concluída.

“Acabei de receber da Adeal uma recomendação para suspensão de todas as atividades de cavalgada em Marechal Deodoro. Existe a possibilidade da cidade estar passando por um surto da síndrome nervosa da raiva e, com isso, para manter a segurança sanitária de todos os equinos e também o risco de proliferação para os humanos, nós estamos baixando um decreto proibindo manifestações de rua com aglomeração de animais”, explicou Cacau.

“Será por tempo indeterminado, até a conclusão dos exames realizados nos animais que tiveram os surtos. Nós vamos aguardar, para tomar novas providências. Eles foram encaminhados para Lacen e depois para o estado da Bahia”, acrescentou o prefeito.

Apesar do resultado dos exames ainda não ter sido emitido, o cancelamento das atividades envolvendo animais é uma posição preventiva, para evitar aglomerações que pudessem ocasionar maior transmissibilidade do vírus.

Publicidade