Operação Carro-Pipa é garantida após articulação da AMA e bancada federal

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) confirmou a continuidade da Operação Carro-Pipa com a ampliação da oferta de água no Semiárido, na quarta-feira (27), após articulação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), coordenadora da Bancada Federal Alagoana e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A notícia foi dada com exclusividade pela deputada federal, Tereza Nelma, durante a XXIII Marcha dos Municípios.

Os pipeiros pediam um reajuste contratual de 30% baseado no atual preço do diesel, no custo de manutenção e abastecimento dos veículos, para manter os serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável. A Operação Carro-Pipa é um programa possibilitado por meio da parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército. Aproximadamente, 640 municípios do semiárido brasileiro são atendidos pelo programa.

Na semana passada, no lançamento da seleção pública “Desafio inovação para o acesso a água no semiárido”, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, reforçou a importância de inovar nas iniciativas para ampliar a segurança hídrica na região do Semiárido do Nordeste e reduzir a dependência da Operação Carro-Pipa.

Uma dessas medidas é o Programa Água Doce, que possibilita abastecimento de água para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Para isso, são implantados sistemas de dessalinização para tornar a água salobra em potável – 70% dos poços da região do Semiárido têm altos índices de salinidade.

Desde 2019, foram instalados 278 sistemas dessalinizadores e, até o final deste ano, serão mais 426. Uma inovação dentro do projeto é a implantação de 18 pilotos do Programa Água Doce nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os projetos estão em fase de seleção de propostas.

Publicidade