Delegado alerta sobre aumento de casos de fraudes em caixas eletrônicos

A Polícia Civil tem registrado, nos últimos meses, grande número de Boletins de Ocorrência (BOs) com relação a fraudes que estelionatários cometem contra usuários dos serviços em terminais de autoatendimento das agências bancárias, em Maceió.

O alerta é do delegado Vinicius Ferrari, plantonista da Central de Flagrantes, situada no bairro do Farol.

Em um único dia, neste mês de abril, segundo o delegado, foram registrados dez casos de relato de golpes ocorridos nos terminais.

Uma das vítimas foi uma aposentada, de 67 anos de idade. Ela se dirigiu a uma agência bancária, no bairro de Jaraguá, para sacar seu benefício, no valor de R$ 1.212,00, mas foi informada que já haviam efetuado o saque. Supostamente, ela foi vítima do golpe anteriormente.

O delegado explica que os estelionatários aparecem nas agências, principalmente nos sábados, domingos e feriados, oferecem uma suposta ajuda e acabam lesando as vítimas.

Para concretizar o golpe, os criminosos enganam a vítima. Como não estão conseguindo realizar a operação no terminal, os estelionatários oferecem o número de uma suposta central de teleatendimento. A vítima liga para a central e acaba fornecendo todos os seus dados, pensando estar falando com funcionário do banco.

O delegado esclarece que os bancos não fazem esse tipo de serviço.

“Fica o recado para que os clientes de bancos não aceitem ajuda de pessoas estranhas nos terminais de autoatendimento. Se o cliente não conseguir realizar a operação, é melhor voltar para casa, pedir ajuda a um familiar de confiança e não aceitar a ajuda de terceiro que não seja funcionário da agência bancária”, conclui Vinicius Ferrari.

Publicidade