Projeto leva educação no trânsito para alunos da rede municipal de Arapiraca

É fundamental que, desde cedo, as crianças tenham aulas sobre comportamento ao trafegar. Esse é o objetivo do Projeto Piloto Educa, implantado em Arapiraca em 2021 em Arapiraca, através do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e secretaria de Educação do município.

Durante toda essa semana, as equipes do Departamento de Educação para o Trânsito, secretaria de Educação e representantes do ONSv, estão percorrendo as escolas do município levando orientação de trânsito aos alunos.

Neste primeiro momento, foram contempladas as escolas Maria de Nazaré, Suely de Almeida, Monsenhor José Soares, 31 de Março, José Pereira Lúcio e Tibúrcio Valeriano. No total, 19 escolas participam do projeto.

undefinedO Piloto Educa é um projeto didático para o trânsito que contempla alunos do ensino fundamental, sendo abordado em sala de aula com livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Secretaria Nacional de Trânsito.

Para o superintendente da SMTT, Josenildo Souza, o Educa é muito importante para a formação de crianças e, consequentemente, para ter mais segurança no trânsito. “O propósito da educação infantil para o trânsito é formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso, uma criança bem informada pode fazer os mais velhos recordarem aquelas regras básicas. A integração com a Educação é muito importante”, destacou o superintendente.

“Esse programa será muito importante para os nossos alunos, pois é um tema bastante relevante que nos dá uma boa perspectiva futura. Capacitamos os professores e com a SMTT, a Edira e o Carlos Alberto, que são do observatório, estamos aplicando a didática nas salas de aula. Essa parceria é fundamental para colocarmos o programa em prática”, frisou a secretária de Educação, Ivana Carla.

As atividades propostas são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização por ano de escolaridade para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de lesões e óbitos no trânsito do município.

Publicidade