Festas culturais marcam o calendário de eventos do mês de maio

O mês de maio mal começou e o calendário de eventos do Ministério do Turismo já conta com diversas celebrações registradas pelo país. Até o próximo dia 31, mais de 80 eventos devem acontecer nos quatro cantos do Brasil, com destaque para as festividades artísticas e culturais. O Nordeste e o Sudeste são as regiões com o maior número de eventos programados para o período como, por exemplo, a Semana Nacional de Museus, que acontece em Paraibuna (SP), em 16 de maio, e a Festa do Divino Espírito Santo de Carolina (MA), marcada para o último dia do mês.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o número de eventos previstos para maio é também um termômetro para o próximo mês, quando, após dois anos, o país deve contar novamente com as tradicionais festividades de São João. “Nosso calendário está cheio de eventos para todos os gostos. Temos festas religiosas, esportivas e até ‘junina’, que já prepara o nosso coração para o retorno do São João. Então, programa-se, veja os eventos previstos para a sua região ou para a localidade em que visitará, indica Brito.

O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo é uma plataforma criada para auxiliar o turista a programar-se e conhecer eventos que acontecem ao longo do ano em todo o país. A ferramenta também ajuda na promoção e divulgação das festas regionais, responsáveis por um grande fluxo turístico. É feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de eventos que enviam o conteúdo das festas para o MTur.

Para te ajudar na preparação da sua agenda, a Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns eventos que devem marcar o mês de maio, mas tem muito mais no Calendário de Eventos. 

RELIGIOSO 

O mês de maio tem mais de 10 eventos religiosos para os turistas acompanharem. É o caso da Festa da Padroeira, em Careiro (AM), e a Festa de Santa Cruz, em Conde (BA). Ambas acontecem no dia 13 de maio e trazem programações artísticas e religiosas que proporcionam a comunidade e aos visitantes um momento de cultura e lazer. Em Armação de Búzios (RJ) e Pedreira (SP), a Festa de Santa Rita de Cássia será o ponto de encontro de turistas e moradores no próximo dia 22.

ARTÍSTICO/CULTURAL/FOLCLÓRICO 

A cultura e as artes serão motivo de celebração em diversas cidades do país. Em Parintins (AM) e Quiterianópolis (CE), as mães contarão com eventos especiais destinados a elas. Para quem gosta de rodeio, pode tirar a bota e a fivela do armário, pois a Rancharia Rodeio Show, em Rancharia (SP), está de volta. O evento começa em 9 de maio e trará atrações como montaria, prova de laço e tambor, feira de exposição, praça de alimentação e parque de diversão.

GASTRONOMIA 

As delícias brasileiras também farão parte de outros festivais, onde serão as grandes estrelas do momento. Em Piranhas (AL), será realizado no primeiro Festival Gastronômico do município. O evento tem por objetivo a divulgação da gastronomia municipal, a criação de pertencimento gastronômico e percepção da identidade culinária do município. Continuando no Nordeste, Natal (RN) recebe a partir do dia 12 de maio o Brasil Sabor. Este ano, a festa comemora 16 anos e celebra os raízes e sabores em um dos maiores festivais gastronômicos do planeta.

ESPORTES 

Maio também traz eventos para quem gosta de se exercitar. Em Ribeirão Grande (SP), o município realiza uma corrida para celebrar seu aniversário, no dia 15. Armação de Búzios (RJ) realiza a 3ª edição do Búzios Challenger, evento de Jiu-Jitsu que contará com mais de 100 atletas. Já a cidade de Pedro Gomes (MS) fará o 1º Desafio MTB Cachoeira da Água Branca, que tem por objetivo incentivar a prática de esportes de aventura.

COMO CADASTRAR 

Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Publicidade