Quatro municípios do Conisul em AL estão entre os que mais investiram na saúde em 2021

De acordo com os números apresentados pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), em 2021, os municípios alagoanos de Teotônio Vilela, Roteiro e Pilar investiram mais de 30% dos seus recursos em ações e serviços públicos de saúde.

Os quatro municípios integram o Conisul, entre consorciados e conveniados, e aplicaram os totais de 34.60%, 30.24% e 32.04%, respectivamente. Campo Alegre aparece em quarto lugar, com a aplicação de 29.38% dos recursos no setor.

Nesses municípios, os investimentos estão mais voltados para o fortalecimento da atenção básica. “A atenção básica é, de fato, a ordenadora da rede em Teotônio Vilela”, explica a secretária de Saúde de Teotônio Vilela, Izabelle Alcantara.

O município, que encabeça a lista entre os maiores investidores na saúde, aplicou o montante de R$ 21.429.526,14 de recursos próprios na pasta.

As estratégias para usar bem os recursos envolvem investimentos na Estratégia Saúde da Família, academias de saúde, programas próprios como: APAR que trabalha a saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar, atuação sobre as doenças crônicas não transmissíveis, todos no âmbito da Atenção Primária.

“Os cuidados com a saúde da população devem ser encarados como investimento. A pandemia veio para enfatizar ainda mais essa importância. Então atuamos fortemente no sentido de apoiar as equipes saúde da família, de forma interdisciplinar, integrada e potencializando o poder de resolutividade da Atenção Básica”, completou a gestora.

A superintendente do Consórcio, Pauline Pereira, enfatiza a importância de se discutir a atualização dos repasses para aplicação nas áreas essenciais da gestão.

“Os recursos aportados pelo estado estão muito abaixo do que é necessário para fazer o mínimo. Basta verificar os percentuais aplicados pelos municípios, e é possível verificar que a maioria expressiva gastou acima do que é determinado pela Lei”, destacou a gestora. O SIOPS é o instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e é coordenado pelo Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento (DESD).Os dados declarados são coletados, armazenados e processados, gerando informações sobre receitas totais e gastos das três esferas do governo: federal, estadual e municipal. Ao município, a responsabilidade de aplicação mínima em recursos é de 15%.

Publicidade