Crucifixo com 17 metros vira atração turística e religiosa em Taquarana

Quem visita Taquarana, município localizado a 110 quilômetros de Maceió, pode contemplar um gigante monumento religioso que simboliza a fé e a tradição de seu povo: um crucifixo com 17 metros de altura, construído em homenagem à padroeira local, a Santa Cruz.

O monumento foi construído há dois anos, no entorno da igreja-matriz da cidade, onde também está localizado o Santuário da Santa Cruz, que anualmente recebe a peregrinação de milhares de pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil.

No final da tarde de terça-feira (3), a comunidade católica de Taquarana encerrou as comemorações alusivas à padroeira Santa Cruz, com uma série de atividades artísticas e culturais. Além da celebração religiosa, o dia foi marcado com uma procissão pelas ruas centrais da cidade.

ARTE SACRA

Construído pela Diocese de Penedo, com apoio da prefeitura e comerciantes locais, o crucifixo gigante simboliza, de acordo com a concepção religiosa, o amor de Deus na direção vertical e o amor ao próximo na direção horizontal.

O Santuário da Santa Cruz está localizado na Praça Alto da Santa Cruz, às margens da rodovia AL-110, em um dos principais acessos à cidade de Taquarana.

Com 17 metros de altura, sendo três metros de base e mais 14 metros do crucifixo, a obra foi elaborada com fibra de vidro (resinado) pelo artista plástico Regivaldo da Silva Santana.

Anualmente, a festa da padroeira de Taquarana tem início no dia 24 de abril e seu ponto alto ocorre no dia 3 de maio, dia em que a igreja local comemora a descoberta da Santa Cruz.

Os documentos históricos revelam que o município de Taquarana teve seu território desmembrado de Limoeiro de Anadia há 60 anos, mas a sua origem remonta a meados do século 18, por meio de uma fazenda de gado denominada de Canabrava, pertencente à família Correia Paes.

Ao instalar a fazenda Canabrava, com a criação de gado e diversificadas lavouras, no ano de 1750, atraídos pelas belezas naturais do lugar e pela abundância de água, a família Correias Pais, proveniente do Estado de Pernambuco, deu origem ao atual município de Taquarana, que era conhecido por Canabrava dos Pais até sua emancipação. Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, até a sua emancipação política de Limoeiro de Anadia, em 24 de agosto de 1962.

Publicidade