Mais de 2 mil postes foram derrubados em acidente no ano passado

Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (04) pela assessoria de comunicação da Equatorial, a cidade de Maceió, nas últimas semanas, registrou uma sequência de ocorrências envolvendo veículos e a quebra de postes da rede de energia elétrica da Equatorial Alagoas.

De acordo com os dados, no ano de 2021 foram registradas 2.051 ocorrências de acidentes, em todo o estado, provocadas por condutores de veículos automotivos, que colidiram contra postes da empresa. Já de janeiro a março deste ano de 2022, já foram registrados 529 acidentes com postes.

Isso se torna preocupante, quando além dos danos causados ao veículo e ao condutor, em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente. A depender da gravidade da colisão, pode afetar também o fornecimento para bairros inteiros, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste que pode levar até quatro horas ou mais, a depender da situação.

Vale destacar, que o trabalho de manutenção, nesses casos, costuma depender também da ação de outros agentes públicos, como policiais militares, agentes de trânsito e bombeiros, uma vez que os acidentes podem gerar vítimas, incêndios e interdições de vias.

Custos

Segundo a Distribuidora, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 44 mil ou até valores ainda maiores. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

O que fazer em caso em casos de acidente?


A Equatorial Alagoas reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente pela Central de Atendimento da empresa no telefone 0800 082 0196 para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Caso um fio partido atinja algum veículo automotor com ocupantes, a Distribuidora orienta que jamais se deve tentar sair do veículo até que seja feito o atendimento pelas equipes especializadas para evitar que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer.

Em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do veículo aterrissando com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por no mínimo 25 metros.

Ações de conscientização


Durante este mês de maio, a Equatorial Alagoas estará intensificando as ações de conscientização em parceria com outros órgãos de trânsito, com o propósito de contribuir no alcance da informação sobre a importância de todos os motoristas estarem atentos ao trânsito, obedecendo todas as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A mudança de comportamento, além de proteger vidas e impedir acidentes, também colabora para evitar transtornos ao fornecimento de energia elétrica para a sociedade.

*Com informações da Assessoria

Publicidade