Pessoas com processo na Justiça do Trabalho podem aproveitar mutirão de conciliação

Quem tem processo tramitando na Justiça do Trabalho pode realizar acordo durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022. O evento, que ocorre de 23 a 27 de maio em todo o país, tem a proposta de solucionar conflitos de forma consensual, uma maneira mais rápida do que aguardar a tramitação judicial.

A 6ª edição do evento marca o retorno das atividades presenciais no judiciário trabalhista. O slogan escolhido, “Conciliar para Recomeçar”, destaca a volta gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais.

Como incluir processos em pauta

No Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), as empresas e empregados com ações em qualquer fase de tramitação poderão solicitar a inclusão dos seus processos na pauta do evento até a próxima terça-feira (10/5).

A solicitação de inclusão poderá ser feita por mensagem enviada para o e-mail conciliar@trt19.jus.br, pelo telefone 2121-8309 ou pessoalmente na sede do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), localizado no edifício anexo ao Fórum Pontes de Miranda, Avenida da Paz, nº 2076, Centro, cujo horário de funcionamento para o público externo é das 7h45 às 14h30.

Uma novidade para este ano, é a possibilidade de solicitação de inclusão de processos diretamente no site do TRT-19. Para preencher o formulário, basta clicar no botão “Conciliação” no menu lateral do site, e depois em “Pedidos de Audiências de Conciliação”, ou clica neste link: https://site.trt19.jus.br/pedidoaudienciaconciliacao.

Mesmo o processo já estando em andamento, o interessado poderá informar ao Cejusc do TRT-19 onde ele se encontra tramitando e manifestar a intenção de conciliar durante a Semana. O pedido da parte resultará no agendamento de uma sessão de conciliação, e ela receberá o apoio de um conciliador na busca pela solução do conflito.

Uma semana para conciliar

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi criada em 2015 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem o objetivo de implantar medidas que deem celeridade aos processos trabalhistas e aperfeiçoem os meios consensuais de solução de conflitos.

Durante o evento, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizam mutirões, com a participação de magistrados e servidores de 1º e 2º graus ativos e inativos que integram as equipes de forma voluntária.

A cerimônia de abertura será realizada no TRT da 12ª Região (SC), em Florianópolis, no dia 23/05, às 10h. O evento terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT-12 (SC).

Serviço

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022

Organização: Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho

Data: 23 a 27 de maio de 2022, em todo o país

Abertura: 23 de maio, às 10h, no TRT da 12ª Região, em Florianópolis (SC)

Encerramento: 27 de maio, às 16h30, no TRT da 6ª Região, em Recife (PE)

Onde conciliar: Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19)

Endereço: Edifício anexo ao Fórum Pontes de Miranda, Avenida da Paz, nº 2076, Centro, Maceió/AL

Horário: 7h45 às 14h30.

E-mail conciliar@trt19.jus.br,

Telefone 2121-8309

Link: https://site.trt19.jus.br/pedidoaudienciaconciliacao .

Publicidade