Pesquisa sobre saúde bucal é realizada com moradores de 12 municípios de Alagoas

O Ministério da Saúde está realizando uma pesquisa sobre a saúde bucal dos brasileiros. Em Alagoas, o levantamento vai ser realizado até o mês de junho em 12 municípios

A pesquisa se baseia na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, e da avaliação da saúde bucal com um exame físico de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Assim, são identificadas as necessidades e problemas bucais mais prevalentes, como cárie dentária.

Os profissionais de Atenção Primária à Saúde Bucal passam de porta em porta para convidar as pessoas para a pesquisa. O participante que tiver algum problema bucal detectado, vai ser encaminhado para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a SB Brasil, vai coletar dados de moradores de 422 municípios do país. Segundo o Ministério da Saúde, ese é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, que neste ano é realizada com 50 mil pessoas.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Nordeste.

“Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou Parente

Lista de municípios que receberão a pesquisa de Saúde Bucal

Arapiraca

Carneiros

Delmiro Gouveia

Maceió

Marechal Deodoro

Matriz de Camaragibe

Palmeira dos Índios

Penedo

Pilar

Rio Largo

Santana do Ipanema

União dos Palmares

Fonte : G1-AL

Publicidade